Promotoria pede à PF que investigue suposta fraude eleitoral no Eusébio

política

O Ministério Público Eleitoral, por meio da 88ª Promotoria Eleitoral de Eusébio, requisitou à Superintendência da Polícia Federal no Ceará, nessa segunda-feira (01/07), a instauração de Inquéritos Policiais para apurar supostos crimes de fraudes no alistamento eleitoral de 124 eleitores do Município. Conforme requerimento do MP, a Polícia Federal tem o prazo de 30 dias para a instauração do procedimento policial.

A requisição foi feita pelo Promotor Eleitoral Jucelino Oliveira Soares, a partir de documentos recebidos do Cartório Eleitoral da 88ª Zona, informando indícios de ocorrências do crime eleitoral tipificado no artigo 289, da Lei nº 4.737/1965. Diante do caso, o MP Eleitoral instaurou Procedimento, com as informações referentes aos suspeitos de cometerem os delitos e encaminhou ao órgão policial responsável para que os fatos mencionados sejam apurados, com a possibilidade de identificar ainda, agentes políticos que tenham contribuído para as fraudes.

Em data recente de 2024, outras requisições já haviam sido encaminhadas à PF para investigação de grupos de eleitores suspeitos de tentativa de fraude na inscrição ou transferência eleitoral.