Operação Asfalto: mais de 700 vias já receberam serviços de recuperação e recapeamento em Fortaleza

política

O prefeito José Sarto apresentou, nesta quinta-feira (04/06), os dados atualizados sobre as atividades executadas pela gestão durante a Operação Asfalto. Os trabalhos que foram iniciados em abril já contemplaram 733 vias com serviços de recuperação asfáltica, recapeamento e sinalização. O balanço parcial da iniciativa e as estratégias adotadas foram detalhadas durante coletiva de imprensa, no Paço Municipal.

“Nós lançamos o programa no dia 21 de maio e planejamos que em 100 dias executaríamos a operação. No entanto, com 35 dias nós já executamos 62% do total, com recuperação asfálticas, zeladoria, sinalização e iluminação. Uma operação que não é simples de fazer, mas que, com esse andamento, acredito que vamos concluir antes do prazo”, afirmou Sarto durante a coletiva.

Veja a apresentação do balanço

Os números são resultado da intensificação da recuperação das vias da Capital a partir do fim da quadra chuvosa. De 1º de abril a 03 de julho, a gestão municipal realizou a recuperação asfáltica em 453 ruas, o que representa 379.776,46 m² de asfalto. Grandes avenidas da Capital, como Pontes Vieira, Odilon Guimarães e Coronel Matos Dourado (Perimetral), estão entre as recentes beneficiadas pela iniciativa. Atualmente, outras 26 vias estão com os trabalhos em andamento.

Além dessas, 280 ruas, sendo 40 vias principais e 240 secundárias, receberam o serviço de recapeamento total, recuperando 89,52 km. Neste mês, os trabalhos seguem em execução em importantes corredores da cidade como a Av. Augusto dos Anjos, Av. Silas Munguba e a Rua Cônego de Castro.

Somente em junho, pelo menos 17 vias principais da Capital foram recapeadas, entre elas as avenidas Oliveira Paiva, Dep. Paulino Rocha, Sargento Hermínio, Gomes Brasil e do Contorno Sul, além da Rua Barão de Sobral, Rua Pedro Pereira, Rua Barbosa de Freitas e Rua Francisco Holanda.

A operação é realizada pelas secretarias municipais da Gestão Regional (Seger) e Conservação e Serviços Públicos (SCSP), e conta com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A meta da Operação Asfalto é realizar a recuperação de mais de 1200 vias de Fortaleza.

Sinalização

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) revitalizou a sinalização de 61.032,96 m² de vias recapeadas pela Operação Asfalto. Os trabalhos acontecem prioritariamente no período noturno para evitar transtornos aos motoristas e contam com o suporte operacional dos agentes do órgão. Os serviços incluem a revitalização das faixas de pedestres e de retenção, linhas divisórias de fluxo, ciclofaixas, dentre outras implantações, que disciplinam o tráfego e tornam o deslocamento mais seguro.

Além disso, como parte de ações estabelecidas pela AMC, 11.319,97 m² de sinalização também foram revitalizadas nas Avenidas Gov. Raul Barbosa, Augusto dos Anjos, Carneiro de Mendonça, Barão de Studart, Antônio Sales e Presidente Juscelino Kubitschek.

Zeladoria

A Operação Asfalto também conta com reforço nas ações de zeladoria nas ruas e avenidas contempladas. Nos meses de abril e maio, a Prefeitura executou capinação em 2.124,65 km de vias, recolhendo 9.013,41 toneladas de materiais. Por sua vez, o serviço de varrição foi realizado em 2.860,68 km de vias, que coletou 5.359,11 toneladas de resíduos.

Dentre as Avenidas beneficiadas com esses serviços estão: Presidente Castelo Branco, Francisco Sá, Santos Dumont, Abolição, Historiador Raimundo Girão, Pontes Vieira, Bezerra de Menezes, José Bastos, Jovita Feitosa, Domingos Olímpio, Aguanambi, 13 de Maio, Augusto dos Anjos, entre outras.

De janeiro até maio deste ano, a gestão municipal já recolheu mais de 22 mil toneladas de resíduos em 45 ações de limpeza em canais e quatro lagoas, além da limpeza de 2.258 bocas de lobo. A Prefeitura de Fortaleza também já requalificou 242 pontos de lixo espalhados pela Capital, de janeiro até junho deste ano. O trabalho é feito diariamente, com intuito de recuperar os locais onde há registro de descartes irregulares frequentes.

Para o reforço da operação, mais de 650 colaboradores, divididos em 44 turmas, executam, diariamente, os serviços de capina e varrição nas 12 Regionais. Além das vias, também recebem os serviços de limpeza locais como terminais de ônibus, escolas, centros comerciais e polos gastronômicos.

Iluminação

Além disso, houve reforço no serviço de manutenção dos pontos de iluminação. De janeiro até junho, foram executadas mais de 56 mil manutenções de iluminação pública no município, que possui um parque de iluminação com mais de 208 mil pontos. Atualmente, Fortaleza conta com 96,67% do parque de iluminação coberto com luz branca, oferecendo mais eficiência e luminosidade.

Proinfra

A Prefeitura de Fortaleza também segue executando o Proinfra, maior programa de infraestrutura da história da Cidade, por meio da urbanização e revitalização de vias em diferentes comunidades.

Ruas antes de terra batida, que muitas vezes enfrentavam problemas recorrentes de alagamento, estão recebendo novas estruturas, com novo sistema de drenagem, instalação de rede coletora de esgoto, pavimentação em intertravado e asfalto, além de novas calçadas. As intervenções proporcionam mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida aos moradores.

Já são 814 vias urbanizadas e cerca de 300 km de melhorias viárias, com investimento de R$ 640 milhões. O projeto já beneficiou cerca de 115 mil pessoas que residem em comunidades carentes de Fortaleza.

Até agora, 16 localidades já foram contempladas pelas obras: Comunidade Alto Alegre (São Bento), Comunidade 7 de Setembro (Siqueira), Planalto Vitória (Canindezinho), Renascer (Siqueira), Nova Portuguesa (Jangurussu), Pedras, Ancuri, Jagatá, São Miguel (Curió), Aracapé, Barroso, Vila Cazumba (Cidade dos Funcionários), Santa Fé (Ancuri), Comunidade Marrocos (Siqueira), Presidente Vargas e Conjunto Palmeiras.