RG antigo é válido até 2032 sem necessidade de retirada imediata da nova CIN

política

Desde janeiro de 2024, a Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional – CIN, um documento modernizado e seguro disponível também em formato digital e que a Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza já emite. Essa mudança traz benefícios significativos para os cidadãos brasileiros, mas não exige pressa na substituição dos documentos antigos.

É importante esclarecer que todos os RGs emitidos antes de janeiro de 2024, permanecem válidos até 2032, conforme estipulado pelo Governo Federal. A partir dessa data (2032), todos devem estar com o CIN novo. Isso significa que não há urgência para trocar o documento imediatamente. A medida visa garantir que os brasileiros tenham tempo suficiente para fazer a transição de forma organizada e sem correrias desnecessárias.

“Existe hoje muita informação desencontrada. Tem muita gente achando que precisa tirar o RG urgente e que o outro não é válido. Todos os RGs antigos são válidos até 2032. Então, a gente recomenda que primeiramente vejam as pessoas que realmente precisam trocar o RG e as outras aguardem o prazo mais longo para poder vir tirar com calma”, reforçou o coordenador da Central da Cidadania da CMFor, Rodrigo Cavalcante.

Quem deve renovar agora?

A recomendação é que, primeiramente, aqueles que precisam viajar para países do Mercosul ou que necessitam do documento para benefícios específicos, como em bancos ou outras situações que exigem uma foto recente, façam a renovação. Para todos os demais casos, é aconselhável esperar e realizar a substituição gradativamente sem necessidade de urgência.

Nova CIN: modernidade e segurança

A CIN adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral nacional, facilitando a integração de informações e proporcionando maior praticidade aos cidadãos. A primeira via da CIN, em papel de segurança, é gratuita para todos os brasileiros, o que representa um avanço significativo em termos de acesso à identificação civil.

Validade do documento conforme idade

As novas cédulas terão prazo de validade conforme a faixa etária do indivíduo. Veja:

>> De 0 a 12 anos: CNI válida por 5 anos
>> De 12 a 60 anos: CIN válida por 10 anos
>> A partir de 60 anos: CIN válida por tempo indeterminado

Novidades da nova carteira de identidade:

>>Frente: modelo único serve para todas as UFs; número do CPF passa a ser registro geral.
>> Verso: autenticidade pode ser verificada por QR code, mesmo sem internet; é possível incluir informações sobre tipo sanguíneo, se a pessoa é doadora de órgãos e condições de saúde que podem salvar a vida do portador.
>> Parte interna: terá código MRZ, também emitido em passaportes.