Os parques urbanos e áreas verdes da Capital têm passado por uma verdadeira transformação. O prefeito José Sarto, entregou, nesta quinta-feira (04/07) a urbanização da Lagoa do Opaia, no bairro Aeroporto. A área foi contemplada com obras de urbanização, beneficiando cerca de 10 mil pessoas que moram no entorno do equipamento.
Nesta 1ª etapa, a gestão municipal entregou diversas melhorias para o local como novos passeios em intertravado, nova iluminação, mobiliários urbanos, itens de acessibilidade e anfiteatro.
“Para a urbanização da Lagoa do Opaia nós investimos R$ 19,8 milhões. Ano passado eu andei por essa área e essa estrutura não existia antes. Agora, nós temos Areninhas, boxes comerciais, parquinho e toda uma infraestrutura para receber a população. Além disso, nós vamos monitorar toda essa área e colocar um patrulhamento de guardas. Então, essa urbanização certamente vai impactar na questão da cultura, lazer, esporte e impulsionar o empreendedorismo”, afirmou Sarto.
Visando proporcionar opções de lazer e convívio social, as obras também contemplaram a construção de áreas de convivência com mesas de jogos, caramanchão, instalação de dois parquinhos e um cachorródromo.
Samuel Dias, titular da Infraestrutura, celebrou a nova urbanização. “A gente começa a ver uma vida nova acontecendo nessa área da Lagoa do Opaia. A Lagoa é tão grande e tão bonita que a gente espera que ela traga gente não só daqui do entorno, mas de outros bairros. Com certeza será mais um sucesso, não só de área de lazer, de saúde, mas também de geração de emprego e renda.”
De acordo com Ticiana Pinheiro, secretária de Esporte e Lazer, todos os programas sociais serão integrados na região. “Ficamos sempre muito felizes com cada nova Areninha que ganhamos do prefeito Sarto. Vamos colocar em prática todos os nossos projetos e impulsionar novos talentos”, informou.
O projeto também contemplou a instalação de três academias ao ar livre, circuito de corrida, ciclofaixa, estacionamento com 40 vagas, a construção de 47 boxes comerciais, construção do novo prédio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), uma pista destinada para exames de motociclistas com 10 vagas para motos e paisagismo.
Além dessas intervenções, a 2ª etapa do projeto continua em andamento no local e deve ser entregue ainda este ano. Nesta etapa, serão construídos mais 16 boxes comerciais, dois complexos de banheiros públicos, construção de uma nova Areninha com arquibancadas e estacionamento com 14 vagas.
O comerciante Clorivaldo Araújo é morador da região há 36 anos e é comerciante há 25 anos. Famoso pela sorveteira, Araújo compartilhou a ansiedade para receber seu box. “Nós estávamos precisando. O nosso bairro era um bairro esquecido e isso aqui veio para revolucionar, principalmente a juventude”, disse. “Agora vem gente até de fora vender, nós não tínhamos isso”, concluiu.
Além disso, contará instalação de mais três parquinhos, academia ao ar livre, quadra de vôlei, quadra poliesportiva, pista de skate, bicicletário, novas áreas de convivência, dentre outras melhorias que irão transformar o espaço e a realidade dos moradores que vivem no entorno.
As obras, que são de responsabilidade da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), foram orçadas em cerca de R$ 19,8 milhões.
Reforma da Areninha
Além das melhorias realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) realizou a manutenção da Areninha do local, com melhorias na estrutura do alambrado e telas, pintura de mureta, dentre outras benfeitorias.
Com o objetivo de promover a prática de atividades físicas, a Seger indicou o espaço para o recebimento de uma estação de exercício físico. A iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com a empresa Mude, responsável pela patente e instalação dos equipamentos.
Limpeza e capinação
Desde o início do mês, a Seger e a Secretaria Executiva Regional (SER) 4 estão com cinco equipes de zeladoria na Lagoa, efetuando os serviços de capinação e roço. Além disso, em cooperação com outros órgãos e a população, a SER 4 também desenvolve ações de educação ambiental e revitalização de pontos de lixo no local e no seu entorno.
Manutenção do Cras
Vale destacar, ainda, que a Gestão Regional foi responsável pela manutenção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Vila União, localizado próximo ao Parque Urbano da Lagoa do Opaia. O serviço inclui melhorias como o revestimento e a pintura totais da edificação, manutenção de pisos industrial e cerâmico, manutenção de instalações elétricas, recomposição de reboco e estruturas de acessibilidade.
Requalificação de parque e lagoas em Fortaleza
A Prefeitura segue trabalhando para urbanizar e requalificar espaços verdes da Capital. Ao todo, a gestão municipal já criou seis novos parques urbanos: o Parque Lagoa da Viúva (Siqueira), o Parque Rachel de Queiroz 1ª e 2ª etapas, Parque Passaré 1ª etapa, Lagoa do Mondubim e Lagoa da Messejana. Atualmente, o Município realiza obras de urbanização e proteção de áreas verdes na Lagoa da Itaperaoba, Lagoa do Papicu, Lagoa do Urubu, Lagoa do Opaia, Parque Parque Rio Branco e Parque Passaré 2ª etapa.