O Recreio da Juventude estará no principal evento mundial do esporte. O atleta Marcelo Casanova, de 20 anos, foi convocado nesta quinta-feira, 11, para a Seleção Brasileira de Judô que estará nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. É a realização de um sonho para o atual quarto colocado do ranking mundial na categoria meio-pesado (-90kg) na classe J2 – para atletas com definição de imagens.
A confirmação de Casanova no evento na capital francesa confirma o excelente ciclo do judoca. Além disso, ele é o primeiro atleta a representar o Recreio em uma edição dos Jogos durante o período em que está defendendo o clube, colocando o Recreio da Juventude de vez no cenário esportivo internacional. Anteriormente, Alexandro “Tchê” Pozzer, no Handebol, e Marcelo Demoliner, no Tênis, eram os atletas que tinham passado pelo clube antes de chegar aos Jogos Olímpicos.
Para chegar até sua primeira edição dos Jogos, Marcelo Casanova passou por três anos de adaptação e evolução no esporte paralímpico. Com um altíssimo grau de déficit visual, ocasionado pelo albinismo, o atleta do Recreio competiu no Judô convencional até o final da década passada, contando com convocação para a Seleção Brasileira de base.
Após a mudança para o Judô Paralímpico, Casanova logo ingressou nas principais competições mundiais, se sagrando campeão Pan-Americano da modalidade, em 2022, repetindo o topo do pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-CHI, em 2023. Também no ano passado, o atleta se sagrou medalha de Bronze nos Jogos Mundiais da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), o principal evento do judô paralímpico antes dos Jogos de Paris.
Os Jogos Paralímpicos de Paris ocorrem entre 28 de agosto e 8 de setembro. A categoria de Marcelo será realizada no feriado da Independência do Brasil, no penúltimo dia da competição. E depois da tão aguardada convocação, a expectativa é que o emblemático 7 de setembro seja marcado como o dia da primeira medalha de um atleta do Recreio da Juventude na história dos Jogos Paralímpicos.