Prefeitura de Canindé é investigada por superfaturamento de contratos de limpeza pública

interior

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou a Operação “Puritas Publica”, na manhã desta quinta-feira (11/07), para investigar um possível esquema de superfaturamento em contratos de serviços de limpeza pública na cidade de Canindé. A ação da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), em parceria com o Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão direcionados a autoridades municipais, incluindo a prefeita e o secretário de Obras e Infraestrutura, além de empresários locais.

Os investigados enfrentam acusações potenciais de peculato, falsidade material e ideológica, entre outros crimes. A investigação teve início em 2023, após denúncias de pagamentos acima do mercado às empresas de limpeza pública, indicando possíveis práticas de superfaturamento, além de impactos ambientais negativos em áreas do município.

Os mandados foram cumpridos em Canindé e Fortaleza, e abrangeram residências dos investigados, sedes da Prefeitura de Canindé e empresas supostamente envolvidas. Durante as buscas, foram apreendidos valores em dinheiro nas residências da prefeita e do secretário, bem como em uma das empresas investigadas. Aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados aos contratos sob suspeita também foram confiscados.