A partir desta quarta-feira (10/07), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) amplia o atendimento para solicitação da 1ª via do cartão gratuidade para pessoas com deficiência. Os novos postos de atendimento são o Terminal Washington Soares e os Vapt-Vupt Centro, Papicu, Antônio Bezerra e Messejana. Ao todo, a população passa a contar com sete pontos de atendimento (confira a lista abaixo). Em todas as unidades, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h nos Vapt-Vupt, e de 8h às 16h45 nos demais locais, mediante agendamento.
Os passageiros que atendam aos critérios da Lei No. 057/2008, ou seja, aqueles que residem em Fortaleza e possuem deficiência, seja física, intelectual, auditiva ou visual, que tenham renda per capita de até um salário mínimo e não estão no mercado formal de trabalho, entre outros, podem realizar a solicitação de 1ª via do cartão gratuidade em sete postos de atendimento. Para isso, o usuário deve apresentar os documentos relacionados abaixo (ver lista).
Atualmente, em Fortaleza, existem 45.507 cartões gratuidade ativos, sendo 36.224 com acompanhante e 9.283 sem acompanhante. “A ampliação dos postos de atendimento busca aproximar os cidadãos do benefício da gratuidade para pessoas com deficiência, garantindo o direito de utilizar o transporte coletivo gratuitamente”, afirma Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor.
Agendamento
Para agendar o atendimento nos postos de atendimento da Etufor, o usuário deve acessar: http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br.
Já para realizar o atendimento em qualquer unidade do Vapt-Vupt: https://agendamento.meuvaptvupt.com.br/agendamento/
Locais de atendimento
– Sede da Etufor (8h às 16h45)
– Terminal Washington Soares (8h às 16h45)
– Shopping RioMar Kennedy (8h às 16h45)
– Vapt-Vupt Centro, Papicu, Antônio Bezerra e Messejana (8h às 17h)
Documentação
– Se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC):
– Laudo médico padrão emitido por instituição pública ou conveniada com o SUS;
– Histórico do BPC (retirado no site ou agência do INSS) ou o Demonstrativo de Crédito de Benefício;
– Original e cópia do RG (identidade) e CPF do requerente e, se for o caso, de seu representante legal;
– Original e cópia da Certidão de Nascimento, quando se tratar de criança, seguida do RG e CPF do responsável;
– Original e cópia do comprovante de residência atual (últimos 6 meses) do município de Fortaleza, com CEP;
– Duas fotos 3×4 originais e recentes;
– Se não recebe BPC:
– Laudo médico padrão emitido por instituição pública ou conveniada com o SUS, complementado do exame específico (acuidade visual com correção ou audiometria ou quesitos respondidos por neuro ou psiquiatra);
– Declaração emitida pelo CRAS ou Regional que ateste o perfil sócio econômico exigido (Pertencer a uma família beneficiária do Auxílio Brasil; ou Estar inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal; ou Dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo);
– Original e cópia do RG (identidade) e CPF do requerente e, se for o caso, de seu representante legal;
– Original e cópia da Certidão de Nascimento, quando se tratar de criança, seguida do RG e CPF do responsável;
– Original e cópia do comprovante de residência atual (últimos 6 meses) do município de Fortaleza, com CEP;
– Original e cópia da Carteira de Trabalho (CTPS) para pessoas com idade superior a 16 anos e inferior a 60 anos; CTPS digital (impressa) ou Extrato Previdenciário (Emitido pelo INSS) e, em caso de afastamento do trabalho, o histórico do benefício do INSS;
– Duas fotos 3×4 originais e recentes.