MPCE cobra explicações à Enel por falhas no fornecimento de energia elétrica em Eusébio

economia

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Eusébio, instaurou procedimento administrativo para fiscalizar a prestação do serviço fornecido pela distribuidora de energia elétrica Enel no município. Segundo o MP, moradores denunciam problemas como falta de energia por horas ou dias, quedas e oscilações constantes na tensão, o que tem provocado a perda de aparelhos eletrônicos. A má prestação do serviço também é constantemente veiculada nos jornais e divulgadas nas redes sociais.

O MP requisitou da Enel o número de reclamações recebidas durante os anos de 2023 e 2024, o tempo médio de atendimento das demandas dos consumidores, a quantidade de faltas e de quedas de energia registradas pelos sistemas de monitoramento da empresa e os principais bairros da cidade de Eusébio atingidos. Além disso, a Empresa também deverá informar sobre eventual plano de expansão do fornecimento de energia elétrica na cidade nos últimos anos, em acompanhamento ao seu crescimento populacional.

Já a Prefeitura de Eusébio foi notificada para apresentar um estudo técnico, com diagnóstico da atual situação da rede e do abastecimento elétrico do Município, para identificar as causas da problemática na prestação do serviço, bem como as medidas a serem adotadas pela Enel e pelo poder público para adequar o serviço essencial.

A população pode ainda contribuir enviando relatos noticiando fatos referentes à falta de energia, quedas e oscilações, além da demora no atendimento e queima de aparelhos domésticos pelo e-mail da 3ª Promotoria de Justiça de Eusébio: 3prom.eusebio@mpce.mp.br.