A Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional de apoio para o Fortal 2024, que ocorre de 18 a 21 de julho, na Cidade Fortal. Estão previstas ações de mobilidade, transporte público, segurança e limpeza urbana.
Re-ciclo
Uma das novidades este ano é que o Re-ciclo, projeto de coleta seletiva da Prefeitura de Fortaleza, vai estar presente no entorno da Cidade Fortal com 20 catadores das associações cadastradas no projeto e uma Central de Reciclagem para triagem e armazenamento dos recicláveis.
Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará uma operação especial com a presença diária de 120 agentes e orientadores de tráfego. O objetivo é disciplinar a circulação de veículos e pedestres, garantindo deslocamentos seguros aos foliões participantes da micareta.
A operação de trânsito terá início às 16h com a coibição de estacionamento na Av. Aldy Mentor e nos cruzamentos próximos à Cidade Fortal.
As principais rotas de acesso ao local do evento são as avenidas Engenheiro Santana Júnior, Padre Antônio Tomás e Av. Santos Dumont.
Em seguida, é recomendado utilizar a Rua Andrade Furtado que fará a ligação com a Av. Aldy Mentor pela Rua Nila Gomes de Soares.
Outra alternativa para chegar ao Fortal é pela Av. Dioguinho.
A recomendação do órgão é utilizar o transporte coletivo, táxi ou veículo por aplicativo. Em casos de ocorrências de trânsito, a Autarquia poderá ser acionada pelo 190. Câmeras de monitoramento também estarão acompanhando o fluxo veicular em tempo real para otimizar o trajeto do público.
A AMC reforça a importância de respeitar a sinalização viária, estacionar apenas em locais permitidos, não exceder os limites de velocidade e nunca beber e dirigir.
Segurança
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará em apoio ao Fortal, com o efetivo de 208 guardas municipais, realizando patrulhamento por meio de viaturas, a pé e em motocicletas. O esquema de segurança contará com câmeras monitoradas, em tempo real, pela Central de Operações Integradas (COI-BM), sendo 144 somente na área da Beira Mar, e 1044 integradas com órgãos do Município e do Estado.
A GMF também apoiará as ações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, além de reforçar seu efetivo no terminal de integração de ônibus do Papicu.
Ambulantes
A Secretaria Executiva Regional 7 (SER 7) responsável pelo ordenamento do comércio para o Fortal, informa que foram concedidas 100 permissões para comerciantes atuarem durante o evento. Destas, 10 são destinadas a pessoas com deficiência.
Os comerciantes estarão distribuídos entre o canteiro central, que receberá 70 barracas, e a Av. Dr. Aldy Mentor, que contará com 30 barracas.
Todos os comerciantes já passaram por capacitação da Vigilância Sanitária e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), e receberam as permissões, bem como os números de identificação de suas barracas.
Dentre as restrições estabelecidas, os comerciantes não poderão trabalhar com produtos que utilizem recipientes de vidro.
As atividades comerciais terão início na quinta-feira (18/07) e seguirão até o domingo (21/07). As barracas serão montadas nesta quarta-feira (17/07), e destinadas, principalmente, à venda de produtos alimentícios e bebidas.
Transporte Público
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a frota do transporte coletivo com dez veículos reservas para atender o público que vai para o Fortal 2024, de 18 a 21 de julho. Também será ofertada uma linha especial (840 – Papicu / Cidade Fortal) que realizará viagens direto do Terminal do Papicu ao local do evento, na Cidade Fortal, no bairro Manoel Dias Branco. O público pode ainda contar com as linhas Corujão, que estarão disponíveis de 0h às 4h.
Para coibir o transporte irregular, a Etufor organiza operação por meio de blitze no entorno do evento, de 18h às 6h do dia seguinte nos dias de festa.
TopBus
O TopBus, aplicativo de viagens compartilhadas sob demanda em Fortaleza, está com uma promoção especial para o mês das férias, incluindo os quatro dias do Fortal 2024. Durante todo o mês de julho, os passageiros que pagarem via Pix receberão automaticamente 20% de desconto em todas as corridas.
Além disso, o TopBus está operando exclusivamente na modalidade porta a porta em todas as viagens, garantindo conforto e praticidade para os clientes. Com uma frota de 44 veículos, cada um com capacidade de transportar até 13 passageiros por viagem, o serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O TopBus oferecerá um serviço exclusivo para a micareta. Clientes poderão solicitar a viagem pelo aplicativo e, no local do evento, utilizar pontos de embarque e desembarque estratégicos, garantindo comodidade na chegada e saída da festa.
O cliente interessado poderá consultar o preço da viagem no momento da solicitação, incluindo passageiros adicionais, por meio do aplicativo TopBus+, disponível para Android e iOS.
Bairros atendidos pelo TopBus+:
Aerolândia, Aeroporto, Aldeota, Amadeu Furtado, Bairro de Fátima, Bairro Ellery, Benfica, Cidade 2000, Cocó, Damas, De Lourdes, Dionísio Torres, Farias Brito, Guararapes, Jardim América, Joaquim Távora, Jóquei Clube, José Bonifácio, Meireles, Monte Castelo, Montese, Papicu, Parangaba, Parquelândia, Praia de Iracema, Praia do Futuro 1, Praia do Futuro 2, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo, Salinas, São Gerardo, São João do Tauape e Varjota.
Formas de pagamento TopBus:
Cartões de crédito, Pix e cartões de transporte com cadastro de CPF (Bilhete Único Urbano e Metropolitano, Vale-transporte, Carteira de Estudante e LiberMulti).
Fiscalização
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará durante os três turnos dos quatro dias de folia, mobilizando mais de 300 agentes, incluindo fiscais de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária, auxiliares, coordenadores, gerentes, apoio administrativo e motoristas. O objetivo é garantir o ordenamento, a segurança alimentar do público e o pronto atendimento dos serviços de saúde que prestarão apoio.
Desde o início de julho, equipes de Vigilância Sanitária estão realizando inspeções para certificar a qualidade dos alimentos que serão comercializados durante o evento, verificar os laudos de potabilidade da água e checar o prazo de validade dos produtos. Durante o Fortal 2024, a fiscalização observará a higiene e conservação dos equipamentos e das estruturas físicas, a temperatura de acondicionamento dos alimentos e assegurará que os serviços de saúde, equipamentos e profissionais estejam adequados para atender ao público.
No que diz respeito ao Controle Urbano, o comércio ambulante será inspecionado para certificar que os produtos correspondam às descrições nas autorizações emitidas pela Prefeitura de Fortaleza. A fiscalização também estará atenta à venda indevida de itens proibidos, como garrafas de vidro e cigarros eletrônicos.
Fiscalização Integrada
A fiscalização municipal contará com o apoio de equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), visando garantir a segurança dos agentes envolvidos e coibir práticas inadequadas que possam ocorrer durante a operação.