A Prefeitura Municipal de Fortaleza concluiu, nesta semana, uma série de serviços de manutenção no relógio da Coluna da Hora e na fonte localizadas na Praça do Ferreira, no Centro da Capital. O trabalho foi executado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).
O relógio passou por uma revisão completa das máquinas e engrenagens, além de receber uma nova pintura em suas quatro faces. O equipamento possui avisos sonoros a cada 15 minutos e uma melodia especial a cada hora, com destaque para uma música diferenciada às 18h, conhecida localmente pelos transeuntes da Praça como a “música dos anjos”.
Já a fonte, que fica no entorno do equipamento, recebeu o serviço de manutenção nas bombas passando a operar diariamente, das 11h às 12h.
Considerada um símbolo icônico de Fortaleza, a Coluna da Hora, da forma atual, foi instalada em 1991, possui 13 metros de altura e utiliza um relógio de quatro faces proveniente da América do Norte. O projeto arquitetônico foi concebido por Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que buscaram resgatar a essência da primeira Coluna da Hora da Praça do Ferreira, inaugurada inicialmente em 1933.