Para ampliar a cobertura vegetal da Cidade, a Prefeitura de Fortaleza realizou o plantio de árvores ao longo da ciclofaixa da Rua Senador Robert Kennedy, na Barra do Ceará, com o programa Plantando Ciclos. A iniciativa faz parte da política cicloviária Pedala Mais, que prevê mais conforto e segurança para os usuários da bicicleta em Fortaleza, além de outras medidas como a expansão da infraestrutura cicloviária da cidade.
Ao todo, 40 árvores foram plantadas em 607 metros da via, com espécies de Ipê-Rosa, Ipê-Amarelo, Ipê-Roxo, Pau-Ferro e Jacarandá. As espécies possuem alto potencial de adaptabilidade, o que garante a resistência das árvores, e devem ter crescimento total a médio prazo.
A escolha das infraestruturas cicloviárias para receber o plantio é feita a partir de análises do volume de ciclistas e de ilhas de calor da cidade.
O Plantando Ciclos já contemplou a Av. Carapinima e a Av. Beira-Mar e está em fase de projeto para a Av. Leste Oeste. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).
Sustentabilidade
Além de aumentar o sombreamento nas infraestruturas cicloviárias e ajudar a reduzir a sensação de calor dos ciclistas, com o plantio das árvores, a Prefeitura está contribuindo para o desenvolvimento mais sustentável da cidade nos próximos anos. Os projetos paisagísticos também proporcionam bem-estar durante os deslocamentos pela Capital.
A iniciativa está aliada à instalação dos Xiringadores, equipamentos inéditos na Capital que oferecem o frescor de jatos d’água e água potável para hidratação. Atualmente, Fortaleza conta com oito Xiringadores, nos bairros Demócrito Rocha, Cambeba, Luciano Cavalcante, Meireles, Mondubim, Mucuripe, Parquelândia e Presidente Kennedy.