A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tem muitos motivos para se orgulhar do trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2024. Até junho, o órgão realizou 6.359 atendimentos, consolidando-se como um importante posto de atendimento ao cidadão em Fortaleza, que funciona em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS).
O local oferece diversos serviços à população cearense, incluindo a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e uma sala sensorial exclusiva para atendimento de pessoas em momentos de desorganização sensorial, como aqueles com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e outras especificidades sensoriais.
Além disso, a unidade presta auxílio ao cidadão para fazer a Carteira Digital de Trabalho e para emitir o documento de antecedentes criminais. A emissão de documentos de primeira via, como a CIN, é gratuita. De acordo com o balanço do primeiro semestre, foram realizados 1.010 atendimentos apenas para a emissão da CIN.
De acordo com Wellen Monte, coordenadora da Casa do Cidadão da Alece, a marca registrada do órgão é a prontidão e a qualidade no atendimento, garantindo que os cidadãos recebam todas as informações necessárias e compreendam claramente o processo de obtenção e entrega dos documentos.
“Nossos colaboradores buscam passar todas as orientações de maneira clara e eficiente, explicando detalhadamente o processo de emissão para evitar problemas e, assim, garantir uma entrega rápida e eficiente dos documentos”, destacou. Ela acrescentou que a equipe também orienta os cidadãos sobre a Carteira de Trabalho Digital, especialmente aqueles que não têm acesso à internet ou não sabem utilizar o celular.
Agendamento
O atendimento é realizado mediante agendamento pelo site minhaagendavirtual.com.br/casadocidadao. Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional, por exemplo, o cidadão deve apresentar o número do CPF, a certidão de nascimento (para solteiros) ou casamento atualizada (casados, separados, divorciados e viúvos – com devidas averbações), totalmente legível, ou cópia autenticada por cartório/tabelionato/ofício de registro civil. O documento deve estar em boas condições, sem rasuras, manchas ou danos.
Além desses, deve-se apresentar o comprovante de endereço em que conste o número do CEP da rua, o telefone para contato e duas fotos 3×4 recentes. Para as pessoas com autismo, é necessário apresentar todos os documentos anteriores mais o laudo médico com a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
A Casa do Cidadão está funcionando normalmente durante o período de recesso da Alece, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para mais informações, a Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Ceará está localizada no Edifício Dep. Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III) – Av. Pontes Vieira, 2.348, 3° andar, sala 307, Dionísio Torres, Fortaleza. O contato pode ser feito pelos números (85) 3277-2782 e 3277-2786 ou pelo e-mail: casadocidadao@al.ce.gov.br.