O ex-procurador de Justiça, Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em uma cerimônia realizada na Escola Superior da Magistratura do Ceará, em Fortaleza, na última sexta-feira (26/07). Em seu discurso de posse, Queiroz destacou seu compromisso com a justiça rápida, o cumprimento rigoroso das leis e a imparcialidade em suas decisões.
Lucídio Queiroz ocupará a vaga antes preenchida pelo desembargador Teodoro Silva Santos, que deixou o Judiciário estadual em novembro de 2023 para assumir o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vaga é destinada ao quinto constitucional, dispositivo jurídico que confere 20% (1/5) dos assentos existentes nos tribunais aos membros do Ministério Público e a advogados.
O evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, membros do Ministério Público, autoridades, familiares e amigos. Em seu discurso de posse, Queiroz destacou seu compromisso com a justiça rápida, o cumprimento rigoroso das leis e a imparcialidade em suas decisões. A cerimônia foi presidida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes, presidente do TJCE, e contou com diversas figuras públicas, incluindo representantes de tribunais e da sociedade civil.
Também estiveram presentes na solenidade a promotora de Justiça Daniele Carneiro (assessora de Desenvolvimento Institucional), os procuradores de Justiça Francisco Rinaldo de Sousa Janja (coordenador da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública), Maria Neves Feitosa Campos (corregedora-geral); José Maurício Carneiro, que tomará posse como vice-procurador-geral de Justiça no dia 31 de julho; o promotor de Justiça Herbet Gonçalves (presidente da Associação Cearense do Ministério Público), entre outros membros e servidores do MP cearense. A solenidade contou ainda com a presença do promotor de Justiça do MP de Rondônia (MPRO) Tiago Lopes Nunes, que representou o procurador-geral de Justiça da instituição, Ivanildo de Oliveira. Prefeitos, secretários de estado, deputados, advogados e representantes de instituições civis e militares também participaram da cerimônia de posse.