A partir desta quinta-feira (01/08), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) efetiva a mudança de marcas dos veículos de comunicação da Casa. A TV Assembleia (canal 31.1) e a rádio FM Assembleia (96.7MHz) passam a se chamar Alece TV e Alece FM, respectivamente, com o slogan “O Parlamento conectado com você”. O estudo sobre as modificações na identidade visual dos canais oficiais ocorre desde o início do ano, culminando no lançamento do projeto no fim de abril, durante o Vem pra Alece.
Durante a primeira etapa da transição, circulou na programação dos veículos da Casa uma campanha de apresentação da nova identidade visual. Com a mudança, três programas da TV ganham o nome Alece: Jornal Alece, Repórter Alece e Conexão Alece (este último, exibido na TV e na rádio). As modificações também incluem a renovação da estética sonora dos canais.
Para a coordenadora da Coordenadoria de Comunicação Social da Casa, Giselle Dutra, a mudança reforça a integração entre os dois veículos, que agora compartilham o mesmo nome e identidade, assim como a integração com a própria Alece.
“A comunicação está em constante transformação. Então não foi uma questão exclusiva dos veículos de comunicação da Assembleia Legislativa. A comunicação como um todo está sempre em transformação. Então fizemos as atualizações necessárias, precisávamos dar esse salto e eu acho que vai ser muito positivo, pois nossos profissionais já estão atuando neste novo ritmo, e os dois canais continuarão a entregar muita coisa boa para a população”, explica.
As novas marcas e slogan da Alece estarão presentes na programação dos veículos da Casa a partir de 1 de agosto.
De acordo com a gerente geral da Alece FM, Tarciana de Queiroz, as mudanças estão nas vinhetas, aberturas de programas, nos institucionais e outros. “É nossa tentativa de uma comunicação mais simples, didática, transparente, e mais próxima das pessoas que nos acompanham”, diz.
De acordo com Ticiane Morais, publicitária e gestora do núcleo de publicidade da Alece, a transição de marca começou em 2022, quando o Legislativo cearense adotou oficialmente o nome Alece. “As mudanças na marca da TV e da rádio vêm nesse processo de transição, modernização e integração com os outros veículos da comunicação da Casa”, explica Ticiane, que aponta ainda que o slogan busca traduzir o que a Alece tem feito sintonizada ao conceito de parlamento aberto, trazendo a população pra perto e se conectando com o povo em todos os sentidos.
Ao longo do segundo semestre de 2024, o Núcleo de Marketing e Novos Formatos da Alece continuará trabalhando na renovação da identidade dos programas da grade televisiva, lançando novas vinhetas e logomarcas individuais.
“Essa nova identidade de marca reforça a integração de conteúdo e produção entre as equipes da TV e da FM, processo iniciado com a atual gestão da Alece, e também uma aproximação com a própria Assembleia Legislativa, com quem agora compartilha a sigla que dá nome à Casa”, destaca o jornalista Rafael Luis Azevedo, gerente geral da Alece TV.