Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção à violência contra a mulher, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), promove, a partir desta quarta-feira (07/08), uma série de atividades neste mês em alusão ao Agosto Lilás.
A campanha é uma iniciativa nacional que dedica o mês de agosto à conscientização sobre as violências contra a mulher e faz referência à data em que foi sancionada a Lei Maria da Penha (Lei Federal n.º 11.340/2006), assinada há 18 anos, no dia 7 de agosto.
Conforme a procuradora especial da Mulher, deputada Lia Gomes (PDT), “nessa campanha, a gente busca reduzir todos os tipos de violência contra as mulheres e garantir também informação às mulheres que procuram ajuda para sair de uma situação de violência”.
As atividades do Agosto Lilás vão ter início amanhã, às 9h, com ação de conscientização e entrega de material desenvolvido especificamente para esse mês na Assembleia Legislativa, informa. Também está prevista a realização de palestras, encontros e ações de conscientização ao longo do mês, tanto em Fortaleza quanto em municípios do interior.
PROGRAMAÇÃO
Confira a programação da campanha Agosto Lilás da Procuradoria Especial da Mulher (PEM):
07/08 – 9h – Ação de conscientização com entrega de material na Alece
Local: Hall de entrada do anexo I da Alece, entrega de material nos gabinetes e setores da Casa
07/08 – 9h – Palestra na abertura do Agosto Lilás no Campus da Liberdade da UNILAB
Local: Auditório da Unilab – Redenção/CE
08/08 – 15h – Palestra em alusão ao Agosto Lilás para colaboradores do restaurante Kina do Feijão Verde
Local: Rua João Cordeiro, 1.697, Aldeota, Fortaleza/CE
13/08 – 10h – Palestra na fábrica da Grendene
Local: Rua Cândido Castelo Branco, 865, Barra do Ceará, Fortaleza/CE
13/08 – 15h – Palestra na Escola Profissionalizante de Ensino Médio Sandra Carvalho, em Jijoca de Jericoacoara/CE
13/08 – 19h – Palestra com a Cooperativa de Transportes e Turismo, em Jijoca de Jericoacoara/CE
14/08 – 8h – Encontro com a rede de proteção e movimentos sociais e com a equipe da Procuradoria da Mulher de Jijoca de Jericoacoara/CE
13 e 14/08 – das 8h às 12h – Participação no Seminário Preparatório para a Semana Diana Pitaguary
Local: Escola Indígena Itaara na Munguba, em Pacatuba/CE
16/08 – 10h – Ação de conscientização com palestra na Escola Geraldo Magela Mourão, em Ipueiras/CE
21/08 – 9h – Palestra do Agosto Lilás “A importância de combater e prevenir a violência doméstica e familiar”.
Local: Auditório do bloco de Utilidades – BUS do Complexo do Pecém – São Gonçalo do Amarante.
SOBRE A PEM
A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) está presente em 137 municípios cearenses, com ações e projetos voltados aos direitos das mulheres, pela igualdade de gênero e o combate a todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.
Na Alece, conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, advogadas, assistente social e outros profissionais, que fazem o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, de forma presencial ou forma virtual, pelo canal de atendimento ZapDelas (85) 99814.0754.
Outra atividade desenvolvida pela PEM é o Observatório da Mulher Cearense (OMCE) para compartilhar e monitorar dados que impactam a vida das mulheres cearenses por meio de análises, pesquisas e estatísticas apresentando conhecimentos críticos que impulsionem a mudança e a elaboração de políticas públicas mais eficazes e realistas em defesa das mulheres cearenses.