A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta quarta-feira (28/08), o funcionamento da nova unidade de atendimento do Centro de Referência do Empreendedor no bairro Cristo Redentor (Regional 1). O novo CRE é gerido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e oferece serviços para o trabalhador e para o pequeno empreendedor.
“Esse espaço é como uma mini SDE, com Sine Municipal, capacitação do Nossas Guerreiras, ouvidoria, entre outros. E isso é muito importante porque faz com que os empreendedores e trabalhadores da região não precisem sair do seu bairro para receber todos esses serviços de qualidade. É uma política que impulsiona de fato o empreendedor, gerando ainda mais oportunidades”, explicou Rodrigo Nogueira, secretário da SDE.
A iniciativa faz parte do projeto Meu Bairro Empreendedor e visa estimular a organização de pequenos produtores e empreendedores, desburocratizando a formalização, realizando capacitações técnicas e gerenciais, consultorias, além de facilitar o acesso a crédito orientado, como o Programa Nossas Guerreiras.
O secretário executivo da Infraestrutura, Roberto Resende, destaca o investimento urbanístico e social para o fomento da economia e empreendedorismo através dessas iniciativas: “O Centro de Referência do Empreendedor auxilia os empreendedores do bairro, muitos deles já contemplados pelo Meu Bairro Empreendedor, a atuar no seu negócio de maneira mais acessível e desburocratizada, centralizado todos os serviços que precisa, da orientação a capacitação”, detalha.
O prédio do Centro de Referência do Empreendedor está localizado na Avenida Monsenhor Hélio Campos e conta com toda estrutura para oferecer atendimento e capacitação aos empreendedores locais. O novo equipamento conta com recepção, sala de administração, coworking, banheiros acessíveis e copa, totalizando cerca de 82 metros quadrados de área.
Vivian Otávio estava ansiosa para aproveitar ainda mais o novo espaço. Além de realizar diversos cursos pelo Fortaleza Capacita, a empreendedora também foi contemplada pelo programa Nossas Guerreiras e, através do financiamento, conseguiu comprar um carrinho de açaí, que tem sido sua fonte de sustento. Ela também recebeu, recentemente, uma máquina pelo projeto Costurando o Futuro, e agora pretende investir em mais uma habilidade.
“Estou me capacitando, aproveitando todas as oportunidades, e esse espaço vai me ajudar ainda mais. Não só com a estrutura, mas também pela chance de conhecer pessoas da área, profissionais capacitados. Antes, a gente sempre dependia de um homem, do pai, do marido. Hoje, eu tenho meu próprio negócio, sou independente, permissionária, graças a essas iniciativas”, conta ela.
As obras, executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura, contaram com investimento de R$ 368 mil. Além deste, o município conta com outros três CREs, nos bairros Cais do Porto, Bom Jardim e Messejana.
Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor tem por objetivo fomentar ações para o desenvolvimento econômico local, integrado e sustentável em bairros de Fortaleza, por meio da implantação da Rua do Comércio e da criação de Centros de Referência do Empreendedor.
O projeto, que reúne ações de empreendedorismo, urbanismo e mobilidade, já contemplou bairros como Bom Jardim, Serviluz, Vicente Pinzón, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna, Messejana e Aldeota. Atualmente, a Prefeitura executa as obras do projeto no Jangurussu, Planalto Ayrton Senna e no Jóquei Clube.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura entregou, em janeiro deste ano, as obras de urbanização do projeto Meu Bairro Empreendedor, desta vez, no Cristo Redentor (Grande Pirambu). As intervenções foram responsáveis pela requalificação das avenidas Monsenhor Hélio Campos e Doutor Theberge.
As duas vias receberam diversas melhorias urbanísticas como nova pavimentação em intertravado, novos passeios padronizados, mobiliários urbanos, sistema de drenagem, itens de paisagismo com o plantio de 52 árvores, bolsões para embarque e desembarque, passagem elevada para pedestres e itens de acessibilidade, como rampas e piso tátil, proporcionando mais conforto e segurança para quem passa pelo bairro. O investimento realizado pela Prefeitura de Fortaleza foi de cerca de R$ 5 milhões.