Prefeitura oferta 1.300 vagas para oficina em empreendedorismo e profissionalização

economia

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), oferta 1.300 vagas para oficinas de orientação para a inserção no mundo do trabalho. A iniciativa será realizada durante os meses de agosto e setembro, priorizando famílias de baixa renda e beneficiárias do Bolsa Família. 

A oficina visa auxiliar o trabalhador na identificação de interesses, habilidades e aptidões, além de apresentar a rede de atendimento para quem quer empreender, trabalhar no mercado formal e se qualificar. Ainda com foco na profissionalização, o curso ofertará orientação para elaboração de currículo e preparação para processos seletivos. 

Posteriormente, é trabalhada a intermediação para o mercado, com busca de vagas no perfil do trabalhador.

A iniciativa é da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Para participar

Os que desejam participar do curso devem estar inscritos no Cadastro Único com NIS ativo, ter entre 16 e 59 anos e residir em Fortaleza. As inscrições podem ser realizadas através de formulário online.

As 1.300 vagas serão divididas em 37 turmas, com duas oficinas cada e será ministrada em equipamentos da SDHDS, como Centros de Referência da Assistência Social, e organizações sociais parceiras.  

“A Prefeitura de Fortaleza, através deste Programa, busca a autonomia das famílias usuárias da política da assistência social, fazendo com que alcancem meios de facilitar seu ingresso no mundo do trabalho, seja por meio de vagas de emprego ou empreendendo um negócio próprio. Isso significa esperança de uma vida melhor para essas famílias”, destaca o titular da SDHDS, Francisco Ibiapina.