A candidata à Prefeitura de Caucaia, Emilia Pessoa (PSDB), propôs um plano para transformar o município em uma grande cidade industrial do Ceará.
Sua proposta visa colocar Caucaia no centro das decisões estratégicas do Estado, reforçando que não apenas São Gonçalo do Amarante, sede do Porto do Pecém, terá protagonismo no desenvolvimento industrial.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Caucaia está no ranking das três cidades que lideram o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
O PIB da cidade é de cerca de R$10,4 bilhões de reais, sendo que 43,8% do valor adicionado advém da indústria. Diante dos dados, Emilia Pessoa apontou que seu “compromisso é tornar Caucaia um dos maiores centros industriais do Ceará”.
“Nossa meta é trazer indústrias para cá, de forma que parcerias sejam fomentadas e nossa mão de obra esteja capacitada para os diversos cargos e demandas que surgirão com a abertura dessa cidade industrial”, destacou a postulante.
Apoio
Se espelhando no município de Maracanaú, considerado hoje como um dos maiores territórios industriais do Estado, Emilia recebeu apoio do prefeito da cidade, Roberto Pessoa (União Brasil), para viabilizar a implantação das empresas nas terras de Caucaia. Para o prefeito, “Caucaia tem um potencial imenso para tudo: agricultura, serra, praia e sertão”. Roberto Pessoa ainda afirmou que “não existe lugar melhor para investir do que Caucaia” e se dispôs a colaborar com os avanços.
Para capacitar a mão de obra, Emilia Pessoa implementará o Projeto Universidade para o Emprego, que ofertará cursos profissionalizantes específico às demandas geradas pelas indústrias que se instalarem na cidade. “Vamos preparar nossa gente para ocupar essas vagas. Nossos jovens sairão dos cursos prontos para começar no mercado de trabalho”, destacou Emilia, reforçando que a profissionalização e inclusão de pessoas com deficiência também será uma prioridade.
Valorização
Emilia Pessoa também aposta em iniciativas para estimular empreendedores locais. “Queremos que aqueles que têm espírito empreendedor possam contar com apoio para transformar ideias em negócios de sucesso”, frisou a candidata, ao mencionar a importância de apoiar pequenos negócios, desde feirantes até comerciantes formais e informais. Segundo a postulante, o fortalecimento desses setores será essencial para garantir a competitividade local e aumentar a geração de renda dentro da própria Caucaia.