O novo Posto de Saúde Rita Maria Lemos Coelho, localizado no Parque Santa Rosa, iniciou os atendimentos à população nesta quarta-feira (18/09). Esta é a 18ª unidade básica de saúde entregue desde 2021, totalizando 134 postos de saúde em Fortaleza. O equipamento faz parte da Regional de Saúde V e beneficia mais de 21 mil pessoas.
O titular da Saúde, Galeno Taumaturgo, destacou a dimensão da nova unidade para o território: “Essa unidade vai atender o equivalente a uma população inteira de uma cidade do interior, por exemplo. Serão muitas pessoas beneficiadas, e isso é uma demonstração da importância que a saúde tem no município de Fortaleza. Nós saímos de 64,6% de cobertura das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e estamos chegando a quase 80%. É a saúde chegando mais perto das pessoas”, celebrou.
O posto possui 8 consultórios gerais e salas para prevenção ginecológica, odontologia, procedimentos, observação, vacinas, curativos, coleta laboratorial, coordenação, além de recepção, farmácia, fraldário e banheiros com acessibilidade.
Na unidade, a população conta com a assistência de três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), duas de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde, que farão a cobertura da área.
A obra era muito esperada pela comunidade. É o que conta Maria Pereira, moradora do Parque Santa Rosa há 30 anos: “Ter esse posto perto de casa significa tudo. A gente quase não ia ao posto porque era distante e a gente não tinha dinheiro para chegar até lá. É um milagre, um presente para nós. Está muito lindo, estamos muito felizes”, contou ela.
Investimento
Para ampliar o acesso à saúde na região, a unidade possui uma área construída de 700m² e recebeu investimento de R$ 4,8 milhões. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). A intervenção soma-se a outras realizadas no território, incluindo a urbanização das vias através do Proinfra, maior programa de infraestrutura da história da Cidade.
É o que explica o secretário executivo da Infraestrutura, Roberto Resende: “O Proinfra foi o que possibilitou darmos o primeiro passo na construção desse posto. Assim que as obras de urbanização foram finalizadas, nós começamos a construção dessa unidade, que agora está linda, toda equipada e à disposição da população”, detalhou.
Os investimentos possuem um impacto direto na vida dos moradores. Aldenora Campos, dona de casa, conta que se beneficiou das obras de urbanização e agora também se beneficia do novo posto.
“Antes eu precisava ir de bicicleta com meu esposo até o posto que fica em outro bairro. As ruas eram esburacadas e meu marido, que é hipertenso e diabético, tinha até tontura. Agora, conseguimos ir até a pé para o posto, que está maravilhoso, uma benção para a gente”, afirmou.