A política de tempo integral de Fortaleza ganhou um novo reforço com a conclusão das obras da Escola de Tempo Integral Luiz Teixeira Matos, no bairro Mondubim. Esta é a 10ª unidade desse modelo construída desde 2021. Com um investimento de R$ 14 milhões em infraestrutura e R$ 921,5 mil em mobiliário, o equipamento atende 344 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.
A estrutura da nova escola inclui 12 salas de aula, Sala de Inovação e Tecnologias, três laboratórios, quadra poliesportiva, biblioteca, vestiários, auditório, cozinha, refeitório, pátio, sala dos professores, entre outros espaços.
“Esta é nossa 10ª ETI, uma escola moderna, segura e confortável. Ela está equipada com o que há de mais inovador para oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças. Hoje, a educação de Fortaleza é referência em educação em tempo integral, pois essa é uma das prioridades da nossa administração, e atualmente temos a maior cobertura entre as capitais. Além disso, os alunos têm direito a três refeições diárias, planejamento emocional e um dia inteiro de atividades pedagógicas e multidisciplinares”, afirmou Jefferson Maia, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME).
João Vitor Umbelino, aluno do 9º ano, comentou sobre as mudanças em relação à educação de tempo parcial. Ele relatou que a nova modalidade o ajudou a melhorar seu desempenho acadêmico. “Foi uma mudança muito grande, pois minhas notas não eram tão boas no tempo parcial. Aqui, além das aulas, eu tenho reforço à tarde e me sinto mais seguro na escola. Meus pais também gostaram muito da mudança, pois, como eles trabalham, ficou melhor para eles me deixarem aqui, sabendo que é um ambiente protegido.”
A diretora Joana D’arc Fernandes destacou o diferencial da modalidade de tempo integral. “As crianças que estudam aqui estão sendo muito bem preparadas para a vida. No tempo integral, além das disciplinas tradicionais, temos também um forte enfoque no desenvolvimento socioemocional dos jovens, que, como já podemos perceber, conseguem evoluir e se preparar muito bem para o futuro.”
Funcionamento das ETIs
Além da jornada integral, das 7h30 às 16h, os alunos das ETIs de Fortaleza contam com três refeições diárias; disciplinas que abordam temas como protagonismo e projeto de vida; disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos; e atividades laboratoriais de informática, biologia, química, física e matemática.
As Escolas de Tempo Integral fazem parte de uma política pública ampla no município de Fortaleza, que visa universalizar a modalidade de ensino em todas as etapas. Segundo o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fortaleza é a capital com a maior cobertura de tempo integral no País, com 64,8% dos alunos matriculados na modalidade.
Em 2024, o Ensino Fundamental II alcançou a meta de universalização do tempo integral, seja em matrículas nas Escolas de Tempo Integral ou em programas de ampliação da jornada escolar, que fazem parte da política de educação em tempo integral.