A partir desta quarta-feira (25/09), a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, localizada no bairro Jardins das Oliveiras, na Regional de Saúde VI, retoma os atendimentos à população em sua sede após a reforma da unidade. Este é o 42º equipamento contemplado pelo pacote de investimentos na saúde da Capital, que prevê a modernização das unidades da Rede Municipal de Saúde.
Ao todo, a unidade básica atende mais de 25 mil pessoas do bairro e do entorno. No edifício, a população será atendida por sete equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), quatro equipes de Saúde Bucal, além de 26 agentes comunitários de saúde (ACS), que farão a cobertura da região.
“O impacto é objetivo: recebemos a gestão com 116 postos de saúde e estamos finalizando com 134, além das seis unidades móveis. Isso significa que saímos de uma cobertura de 71,7% para 79,8%, quase 80%. Ou seja, houve um grande avanço. Hoje, estamos entregando de volta o Posto de Saúde Porto Maria de Lourdes Jereissati. Aqui também há um Núcleo de Desenvolvimento Infantil, voltado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Neste sentido, recentemente entregamos o primeiro Nutea (Núcleo de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista), e a ideia é criar mais unidades nas demais regionais. E, aqui, o NDI está retomando o atendimento à comunidade, beneficiando as crianças que sempre utilizaram muito bem essa unidade”, celebrou o titular da Saúde (SMS) Galeno Taumaturgo.
Intervenções
Durante a reforma, o posto de saúde recebeu uma nova coberta, instalação do piso tátil, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, recuperação estrutural, pintura, recuperação e troca de portas, revestimento cerâmico, adequação dos guichês de atendimento, revisão das esquadrias, instalação de torneiras com acionamento por cotovelo, colocação de gradil, entre outras melhorias com objetivo de proporcionar um novo ambiente para os usuários e profissionais de saúde do equipamento. O projeto foi executado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) com investimento de mais de R$ 1,3 milhão.
Estrutura da unidade
O posto de saúde Maria de Lourdes possui área construída de 592,34 m² e conta em sua estrutura com 10 consultórios, salas para procedimento de enfermagem, coleta laboratorial, prevenção ginecológica, vacina, curativo, observação, além de espaços para coordenação, farmácia, banheiros com acessibilidade, dentre outros ambientes.
Serviços
No equipamento, a população tem acesso a diversos serviços como consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames laboratoriais, entrega de medicamentos, prevenção ginecológica, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatites / gravidez/ covid-19) e curativos, dentre outros procedimentos.
Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI)
Como diferencial, a unidade possui o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), que trabalha o desenvolvimento das crianças potencializando as atividades cognitivas, funcionais, posturais, movimentos, habilidades e competências. O atendimento é direcionado a crianças na primeira infância. Ao todo, a Rede Municipal conta com 20 NDIs, situados nas seis Regionais de Saúde da Capital.