O autocuidado é essencial na prevenção e detecção do câncer de mama. Dessa forma, buscando informar sobre práticas saudáveis e exames de rotina, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) está realizando uma série de ações nesta semana, como estações de autocuidado e blitze educativas, para o público externo e servidores da Casa.
A iniciativa acontece por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), com apoio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce).
No hall do Anexo III da Alece, profissionais orientam sobre o assunto em um espaço que conta com uma estação de autocuidado e labirinto com experiência interativa. Autocuidado esse que passa por adoção de hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação, prática de atividades físicas, exames de rotina, entre outros.
A secretária executiva do MMLC, Viviane Vale, ressalta que o percurso do labirinto com experiência interativa tem a intenção de ensinar às mulheres a terem um momento de cuidar de si, do corpo e da mente, e saber lidar com os problemas e angústias.
Para ela, “quando se consegue gerenciar e lidar com isso, evita-se uma série de doenças que podem ir se somando no corpo. Aqui elas vão perceber que, muitas vezes, estão pensando coisas que estão fora do seu controle. Então, é um despertar de fato, é uma vivência, é uma prática que todo mundo pode fazer. Não custa caro, não custa muito tempo e que vai fazer um bem danado pra saúde emocional e mental”, pontua.
De acordo com Viviane Vale, o objetivo do Outubro Rosa é educar de forma preventiva. Apesar de ser a “doença que mais mata as mulheres no Brasil”, também é uma “doença que pode ser freada, se for diagnosticada com antecedência”, ressalta. “Essa educação pode ser vivenciada na prática, tocando, vendo e percebendo seu corpo, mas também é uma educação de ordem emocional. É um autocuidado completo: com a mente e com o corpo”, enfatiza.
A enfermeira do DSAS, Lionete Soares, afirma que a estação tem um papel importante para munir as mulheres de informações sobre o câncer de mama e sua prevenção. No local, a enfermeira mostra para as visitantes a “mamamiga”, um modelo didático de seio que auxilia no aprendizado do autoexame.
“Ele simula a glândula mamária feminina, instrumentalizando o aprendizado, facilitando assim a identificação das possíveis alterações nos seios e nas axilas, por meio do exame com as mãos. Em caso de achar qualquer nódulo diferente, a orientação é procurar um médico e fazer o exame da mamografia”, disse.
Nesta quinta-feira (17/10), a programação do Outubro Rosa na Alece continua com a estação de autocuidado, o labirinto com experiência interativa, um aulão de alongamentos e exercícios para mulheres, no hall do a\Anexo III, às 9h, e a blitz “Prevenir não dói”, a partir de 8h, em diversos setores da Alece.