Câmara Municipal realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra

política

A Câmara Municipal de Fortaleza celebrou, na noite de ontem (18/11), o Dia da Consciência Negra, comemorado anualmente, em 20 de novembro, em sessão solene realizada no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, representantes de instituições ligadas aos movimentos antirracistas receberam certificados de reconhecimento, pelo empenho e dedicação, em prol da luta contra a discriminação racial e pela disseminação da cultura afro-brasileira. Em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT), a Sessão Solene foi presidida pela vereadora Adriana Gerônimo da Mandata Coletiva Nossa Cara (PSOL), que junto à vereadora, Adriana Almeida (PT) e ao vereador, Gabriel Aguiar (PSOL) propuseram a realização da Solenidade.

A vereadora Adriana Gerônimo da Mandata Coletiva Nossa Cara (PSOL) falou da relevância da solenidade para lembrar a resistência ao racismo e destacou a representatividade dos grupos homenageados na Sessão Solene. “O Dia da Consciência Negra que hoje a gente vai celebrar a partir dessa sessão solene é um marco na história de luta e da resistência da população negra. É importante lembrar que só agora pela primeira vez na história do país nós vamos ter um feriado nacional no Dia da Consciência Negra e isso também é um dia de marcar a memória e sobretudo lutar para que essa memória não seja esquecida. Hoje, estamos celebrando com vários movimentos. Temos desde grupo de Afoxé até rede de mulheres negras, vários setores culturais da sociedade, que estão sendo representados hoje, porque dedicam suas trajetórias a lutar pela igualdade racial e sobretudo para que o racismo acabe.”

A vereadora Professora Adriana Almeida (PT) enfatizou a representatividade dos negros na Câmara e a responsabilidade de se ocupar os espaços de fala para combater o racismo. “É importante que a gente tenha essa representatividade aqui na Câmara. As pessoas precisam compreender que a gente precisa ocupar esses espaços de poder e decisão no nosso país. Quando a ocupamos esses espaços, fazemos momentos como esse também. Trazemos a discussão, as leis, e propomos leis para ser aprovada, para que a luta antirracista seja diária em todas as casas parlamentares. Por isso é importante estarmos aqui, fazendo essa discussão e mostrando para a nossa sociedade, que a luta antirracista é de todos aqueles e aquelas, que sabem que a injustiça social, que o preconceito e o racismo precisam acabar, no nosso país.”

Representando os homenageados da noite, a integrante da Rede de Mulheres Negras do Ceará, Celina Lemos abordou a homenagem recebida como meio de demarcar território e ressignificar a trajetória dos movimentos antirracistas. “Esse momento é muito importante para a gente, inclusive para demarcar a atividade, o movimento social que realizamos. Muitas conquistas que tivemos durante os anos, até hoje, nossos ancestrais, foi a partir de movimentos sociais. Então, ter essa celebração, reforça a importância que a gente tem na sociedade. Estou muito feliz com o reconhecimento do processo e de tudo o que temos feito. Que tem sido muito importante. Estarmos aqui, recebendo essa homenagem é ressignificar nossa história.”

Além dos parlamentares propositores da homenagem, Adriana Gerônimo, Professora Adriana Almeida e da representante dos homenageados da noite, Celina Lemos estiveram ainda, a secretária de estado da Igualdade Racial, Zelma Madeira; o coordenador especial da Igualdade Racial de Fortaleza, Sérgio Granja; o representante do Grupo Afoxé Nosso Axé, Paulo Sérgio Lisboa Cavalcante; a representante da Marcha da Periferia, Denise Costa e a representante do movimento Pretarau, Maria Eduarda Pereira Rodrigues.

Dia da Consciência Negra

Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia o pernambucano Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Assim, representa a luta dos negros e a consciência negra.

A Data foi estabelecida pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011, que instituiu a data o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, sendo feriado em alguns estados e cidades brasileiras.

Em dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado nacional.