O pedido do senador Eduardo Girão (Novo-CE) para visita ao ex-deputado federal Daniel Silveira está na pauta de votações de amanhã (09/4) da Comissão dos Direitos Humanos do Senado, presidida por Damares Alves.
O requerimento objetiva uma diligência de senadores à prisão onde está o ex-deputado federal Daniel Silveira para inspecionar as condições do local.
Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão em 2022. Atualmente, ele cumpre pena no regime semiaberto, em uma colônia agrícola em Magé (RJ), onde passa os dias.
No mês passado, a maioria dos ministros do STF votou para mantê-lo preso, depois de ter violado, em dezembro, as medidas impostas para sua liberdade condicional. O ex-deputado descumpriu a ordem para ficar em casa, indo a um shopping e a um condomínio de Brasília.
Por causa disso, Silveira teve negado um pedido para passar o feriado de Páscoa com a família. O ministro entendeu que Silveira perdeu o direito à saidinha já que violou as exigências para a liberdade condicional.
Enquanto isso no Ceará, por onde foi eleito o autor do requerimento, o sistema Penitenciário vive uma grave crise do qual Eduardo Girão está inerte, distante e silencioso.