O deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE), e presidente da Frente Parlamentar Católica na Câmara, foi um dos integrantes da comitiva que iniciou, no último fim de semana, a Peregrinação da Santa Cruz da Primeira Missa, realizada no Brasil há 525 anos. O evento é realizado pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.
Acompanhado da esposa, Eliana Bittencourt, Luiz Gastão participou da programação em Portugal. A cruz saiu do Tesouro-Museu da Sé de Braga, onde fica preservada, e passou por diversas cidades, entre elas Lisboa, Fátima e Cascais.
“Este evento não é apenas uma celebração de um marco histórico, mas também uma oportunidade de renovação espiritual. Uma honra participar desse momento que nos conecta profundamente com nossa fé e com o reconhecimento da nossa história.” disse Gastão.
No Brasil, as primeiras celebrações começam nesta terça-feira (15) e seguem até 26 de abril, em 13 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, além do Distrito Federal.
A primeira missa no Brasil foi celebrada em 26 de abril de 1500, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, na região hoje chamada de Costa do Descobrimento. Celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra poucos dias depois da chegada dos portugueses ao Brasil, a missa, que reuniu portugueses e povos originários, é lembrada como um primeiro ponto de encontro entre as culturas e as crenças distintas.