Fecomércio se manifesta sobre assassinato do empresário Vinícius Cunha Batista

política

Na manhã da última quarta-feira (30/4), o empresário e dono de emissora de rádio no Vale do Jaguaribe, Vinícius Cunha Batista, de 47 anos, foi morto a tiros ao sair de uma padaria na Rua Professor Jucá Fontenelle, no Bairro Luciano Cavalcante.

Com características de execução (pistolagem), a vítima era proprietário da Rádio Uirapuru Jaguaribana, com unidades em Limoeiro do Norte e Morada Nova, além de comandar empresas como a Provale (iluminação pública), a Serven Tech e a MAVI Distribuidora.

Diante da repercussão e gravidade do caso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio Ceará, se manifestou através de nota, cobrando das autoridades rigor e celeridade na apuração do crime.

NOTA NA ÍNTEGRA

A FECOMÉRCIO/CE expressa indignação e repúdio ao brutal assassinato do empresário Vinícius Cunha Batista, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 30 de abril de 2025.

Vinícius Cunha, além de empresário do setor de comunicação e proprietário da emissora de rádio Uirapuru Jaguaribana, de Morada Nova, também prestava serviços na área de iluminação pública em algumas cidades do interior do Estado.

O avanço do crime organizado no Ceará foi denunciado, em março deste ano, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato, durante evento em Juazeiro do Norte.

“Nós estamos numa situação difícil. As facções estão avançando a passos largos. O estado legal foi engolido pelo estado marginal”, disse. “Nas eleições, nós [TRE-CE] tivemos um trabalho imenso. O prefeito de Choró até hoje está foragido. Eu fui obrigado a decretar a prisão do prefeito de Santa Quitéria porque (a cidade) estava toda tomada pelo Comando Vermelho. Você chega numa cidade do porte de Santa Quitéria e o delegado dá plantão à distância. Onde que existe isso, meu Deus? Cadê o delegado? Não tem delegado, o atendimento dele é à distância. Hoje, nós, magistrados, mandamos uma notificação e o cara ignora. A gente chega numa cidade como Orós e você não tem delegado, não tem promotor, não tem juiz. Será que não vamos parar para pensar nisso?”, questionou.

A FECOMÉRCIO/CE se coloca à disposição de forma solidária para que o Governo do Ceará possa tomar, cada vez mais, ações enérgicas e discutidas com a sociedade, para coibir o crime organizado, dando resposta efetiva para a comunidade empresária do nosso Estado.

Aos familiares, amigos e colaboradores do empresário Vinícius Cunha Batista externamos os mais sinceros votos de pesar e afirmamos que seguiremos firmes no propósito de exigir das autoridades os esclarecimentos dos fatos e a punição dos responsáveis.

LUIZ GASTÃO

Presidente do Sistema Fecomércio/CE