A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), celebrou, na última semana, a assinatura dos termos de autorização do Sandbox Regulatório 2025 com as oito empresas selecionadas para desenvolver e testar soluções inovadoras na capital cearense.
O Sandbox Regulatório é um instrumento legal que permite a experimentação de produtos, serviços e tecnologias inovadoras em um ambiente urbano real, mas supervisionado, garantindo segurança jurídica e maior flexibilidade para a execução dos testes. A iniciativa promove ajustes em campo, aproxima o poder público de empreendedores e fomenta um ecossistema de negócios mais dinâmico e seguro.
Nesta edição, lançada em abril, o edital atraiu 21 propostas, três vezes mais inscrições do que no ano anterior, de startups, empresas e instituições que atuam em áreas estratégicas como mobilidade urbana, segurança, finanças públicas, segurança alimentar, saúde, meio ambiente e mudanças climáticas. Após avaliação por um comitê gestor multidisciplinar, oito propostas foram escolhidas para realização de testes em locais previamente definidos da cidade.
“Esse modelo nos permite transformar Fortaleza em um verdadeiro laboratório urbano, onde podemos testar novas ideias com responsabilidade, segurança e foco em resultados concretos para a população. A Citinova tem atuado como ponte entre o setor público, o setor privado e a academia, fortalecendo um ecossistema de inovação que é referência no Brasil”, afirma George Lima, presidente da Citinova.
Segundo Izabel Calado, diretora de Inovação da fundação, o Sandbox é uma ferramenta essencial para a política pública de inovação. “É por meio dele que conseguimos, de forma segura e estruturada, experimentar novas ideias e buscar alternativas para desafios históricos da cidade”, explicou.
Com a assinatura dos termos, Fortaleza reafirma seu compromisso de se tornar uma cidade mais inteligente, inclusiva e aberta à transformação por meio da inovação, aproximando a gestão pública de soluções tecnológicas capazes de melhorar a vida dos cidadãos.