O prefeito Evandro Leitão inaugurou, nesta quinta-feira (21/8), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Euclides Ferreira Gomes, no residencial de mesmo nome, localizado no bairro Jangurussu. A unidade tem capacidade para atender 230 alunos, de seis meses a cinco anos de idade, do berçário ao Infantil. Os estudantes matriculados receberam fardamento, kit pedagógico e material de higiene.
A entrega da creche atende a uma antiga demanda dos moradores do conjunto habitacional. Com investimento de R$ 9 milhões, esta é uma das obras que foram paralisadas pela gestão anterior e retomadas pelo prefeito Evandro Leitão. Durante a inauguração, Evandro comentou sobre a importância de levar equipamentos públicos para as áreas mais carentes da cidade e também da ampliação da oferta de vagas na educação infantil.
“Todos nós sabemos que o Grande Jangurussu é uma das regiões mais vulneráveis socialmente de Fortaleza. E é importante que a gente possa fazer a ocupação desse espaço com equipamentos da Prefeitura e do Governo do Estado. E o Centro de Educação Infantil vem justamente ao encontro dessa necessidade, onde 230 crianças podem estar aqui, estimulando o seu aprendizado, o seu cognitivo e tendo uma condição melhor e uma perspectiva de futuro”.
“Esse é o segundo CEI que nós entregamos. Nós ainda temos mais dois para entregar nos próximos 20 dias lá no Conjunto Ceará. Teremos mais um no Mondubim para entregar até o final do ano. E aí nós ainda temos as creches conveniadas, em torno de duas mil vagas”, informou Evandro.
Idilvan Alencar, titular da Educação municipal (SME), também comentou a ampliação de vagas em creches. “Em sete meses, 2.500 vagas em creches. Isso é investimento, só na rede conveniada, de R$ 10 milhões. Não estamos só inaugurando equipamentos, estamos transformando eles para abrirem novas vagas, ampliando. Isso causa um grande impacto social para as pessoas que precisavam dessas vagas”.
O novo CEI conta com berçário, banheiros com acessibilidade, cozinha, despensa, lavanderia, fraldário, lactário, coordenação, sala de professores e área de lazer com playground. Todas as salas de aula da unidade contam com aparelho de ar-condicionado, em alinhamento com a política de universalização da climatização na rede de ensino. Além disso, os alunos matriculados contam com cinco refeições diárias.
Macielma Aroucha, mãe do Theo, de nove meses, celebrou o novo espaço e disse que o filho adorou o primeiro dia na creche. “Eu adorei. O acolhimento, tanto dele quanto o meu, foi muito bom. É um espaço muito arejado, muito bonito. E ele se encantou com os brinquedos, não para quieto”.
Mayara Rodrigues, mãe da Kiara Chloe, de dez meses, utilizou a sala de amamentação do berçário e também elogiou o novo CEI. “Vivo com bastante correria e ter um lugar assim ajuda muito, principalmente por estar tudo novo e bem cuidado. Isso ajuda muito a mim e aos bebês”.
José Euclides Ferreira Gomes
O CEI e o residencial no Jangurussu foram nomeados em homenagem a José Euclides Ferreira Gomes (1876-1962), ex-deputado estadual nascido e falecido em Sobral. Lia Gomes, secretária de Mulheres do Ceará e neta de José Euclides, falou sobre a homenagem.
“É um orgulho muito grande ver o nome do meu avô neste equipamento. Hoje já sabemos, pois os estudos mostram, que o cérebro da criança desenvolve, nessa fase, a maior parte das conexões que vão impactar tanto na inteligência e na cognição, quanto na parte emocional, formando crianças mais calmas, pacíficas e menos propensas à violência. Por isso, este é um equipamento de grande importância para este conjunto, que é tão carente.”