Fortaleza mantém a liderança na geração de empregos formais entre as capitais do Norte e do Nordeste em julho

economia

Fortaleza segue firme como uma das cidades que mais geram empregos com carteira assinada no Brasil. Segundo os dados mais recentes do Novo Caged, divulgados nessa quarta-feira (27/8) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a capital cearense encerrou julho com saldo positivo de 2.266 novos postos formais.

O resultado garantiu a Fortaleza a 3ª posição entre todas as capitais do país, atrás apenas de São Paulo (9.242) e Curitiba (2.461). No recorte regional, a capital cearense manteve a liderança entre as cidades do Norte e do Nordeste, seguida por Salvador (1.718), Teresina (1.506) e São Luís (1.453).

Além do saldo expressivo, Fortaleza também obteve outros dois destaques importantes: foi a capital do Norte e do Nordeste que mais registrou admissões formais em julho (31.362) e que apresentou o maior estoque de empregos ativos (770.510).

O desempenho mensal foi impulsionado, principalmente, pelos setores de serviços (992 vagas) e construção civil (885), seguidos por comércio (244) e indústria (148).

“O saldo de julho reforça o papel estratégico de Fortaleza no mercado de trabalho brasileiro. Nossa cidade tem conseguido combinar geração de oportunidades com políticas públicas voltadas para quem mais precisa, reduzindo desigualdades e ampliando perspectivas para milhares de famílias”, afirma o prefeito Evandro Leitão.

Acumulado de 2025

Entre janeiro e julho, Fortaleza já soma 16.612 novos postos de trabalho formais. No período, foram contabilizadas 217.125 admissões, com um estoque atual de 770.510 vínculos ativos.

“Os números mostram que Fortaleza se tornou um ambiente cada vez mais favorável para investir, empreender e trabalhar. Estamos criando condições para que os diferentes setores da economia cresçam de forma sustentável e continuem abrindo novas vagas para a população, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico, Antonio José Mota.