Prefeitura de Fortaleza lança projeto Cá entre Nós para incentivar a participação do homem no enfrentamento à violência contra a mulher

política

Uma temática inovadora em Fortaleza, que traz o homem como agente de transformação na luta do enfrentamento à violência contra as mulheres, foi o debate do primeiro encontro do projeto Cá entre Nós, da Secretaria Municipal da Mulher (Semulher), no Polo de Lazer da Sargento Hermínio, na noite de terça-feira (26/8).

Até dezembro de 2025, a meta é percorrer os 12 territórios de Segurança Cidadã da cidade, capacitando os demais Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania, conforme seus territórios e o calendário de encontros.

O lançamento contou com a presença de cerca de 50 homens para uma roda de conversa. A proposta é levar aos territórios em vulnerabilidade com altos índices de violências doméstica e familiar contra à mulher encontros informais, em espaços abertos, por meio de atividades de educação popular, que venham a ter capilaridade efetiva por meio da atuação, organização e participação social dos homens como sujeito de transformação na família e sociedade.

O projeto Cá entre Nós tem como objetivo construir entendimentos sobre o combate à violência contra à mulher, tendo o homem como agente de transformação, sendo organizado nos territórios de Segurança Cidadã.

“A gente tem muita clareza na Secretaria da Mulher que, juntos, homens e mulheres, nós vamos conseguir enfrentar o problema da violência doméstica e da violência contra a mulher de uma maneira geral”, destacou a secretária da Mulher de Fortaleza, Fátima Bandeira.

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), a Secretaria de Relações Comunitárias (Serc) e os Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania participaram do lançamento.

“Estamos, hoje, realizando algo que, verdadeiramente, vai poder transformar e erradicar, de uma vez por todas, a violência contra a mulher. É ouvindo vocês, homens que convivem diariamente com as mulheres, que conseguiremos dar início a uma grande transformação, transformando Fortaleza em uma capital de todos e todas”, afirmou o secretário de Relações Comunitárias, André Barbosa.

Uma equipe da Guarda Municipal também foi capacitada, para serem os facilitadores do processo na roda de conversa. Esses facilitadores foram escolhidos pela Sesec, para serem capacitados e formados para mediar a roda de conversa, sem uso de farda, sem a apresentação de profissão, para ajudar a conduzir as falas, sabendo o direcionamento e se for o caso, mediar conflitos.

“Nós iremos realizar todos os esforços necessários para que a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã possa estar de mãos dadas com os outros órgãos constituintes para que possamos irmanados erradicar esse grave problema na nossa cidade. Não tenho dúvidas que será alcançado se todos, de mãos dadas, e com um único foco, agirmos para maior segurança e vida para as mulheres”, ressaltou o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Márcio Oliveira.