O prefeito Evandro Leitão participou, neste sábado (30/8) da final da Taça das Favelas 2025, entregando a Areninha do AEC, equipamento no bairro Passaré que recebeu os jogos finais do campeonato. As equipes Jardim União e Rosalina disputaram o título masculino, e Bela Vista e Santo Antônio de Sobral decidiram a categoria feminina. A organização da Taça das Favelas 2025 é da Central Única das Favelas (Cufa). O evento contou com a presença do pentacampeão mundial Cafu.
“Nós estamos entregando um importante equipamento social e esportivo para a população do Passaré. Viemos aqui há aproximadamente três meses, encontramos a obra parada e tomamos atitudes para que ela retomasse imediatamente, em parceria com o Governo do Ceará. Agora estamos inaugurando esse equipamento transformador, inclusivo, que insere crianças e jovens nas atividades esportivas, além de ser um espaço para o crescimento do empreendedorismo. E é com muita alegria que estamos recebendo aqui a final da Taça das Favelas, um evento que mostra o potencial de mobilização social do esporte”, declarou o prefeito Evandro Leitão.
O secretário do Esporte e Lazer, Anderson Pinheiro, destacou o impacto social das Areninhas nas comunidades. “A Areninha do AEC chega para transformar vidas, porque o esporte tem esse poder: unir, motivar e criar oportunidades para a nossa comunidade.”
Além do campo de grama sintética, o espaço conta com academia ao ar livre e playground. Essa é a quinta Areninha entregue pelo prefeito na gestão. A obra do equipamento estava entre as paralisadas na gestão anterior, das quais 85 foram retomadas pela administração atual.
Há menos de um ano, o empreendedor Wellington Duarte montou um bar de espetinho em frente à Areninha. Quando o equipamento ficou pronto, ele se surpreendeu com as mudanças na comunidade. “Antes da Aleninha, aqui era fechado, praticamente abandonado. E hoje nós estamos vendendo dez vezes mais do que imaginávamos vender aqui, por conta da Areninha. Eu acredito que essa seja uma das maiores obras para o bairro, porque além do campo tem a academia e o parquinho, que de manhã e à noite ficam lotados. Virou um grande espaço de lazer, que mudou o clima da comunidade”, disse.
Enquanto via um dos filhos brincarem no parquinho da Areninha, atendente Sandra Ferreira comentou a importância do espaço para a população. “É um lugar bom pra as crianças. A gente que é mãe de família fica feliz de ter um lazer para as nossas crianças.”
Com investimento de mais de R$ 2,7 milhões, a obra inclui vestiário novo, paisagismo, bancos, lixeiras, arquibancada e estrutura com acessibilidade. A área total é de 6.425,90 m², sendo 4.691,50 m² de grama sintética, 1.194,28 m² de passeio e 624,53 m² de áreas gramadas.