Marcha realizada pela Alece mobiliza sociedade na luta contra a violência de gênero

política

O lilás, cor símbolo da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, coloriu o entorno da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) durante a 3ª Marcha em Defesa das Mulheres, iniciativa da Casa, por meio da  Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). A marcha seguiu pela Avenida Desembargador Moreira, da sede da PEM até a Praça da Imprensa.

Parlamentares, servidores e entidades parceiras caminharam em defesa dos direitos das mulheres. A festa pela igualdade de gênero teve direito a trio elétrico e à bateria do Camaleões do Vila, que embalaram o grito de resistência contra a violência de gênero, que apresenta índices alarmantes em todo o País.

Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri frisou que o evento integra as ações da Alece durante o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher e reforça o comprometimento do Poder Legislativo com a causa. ”Mais uma ação do nosso Agosto Lilás, e isso aumenta ainda mais o nosso senso de responsabilidade e compromisso com a causa das mulheres. Estou muito feliz de estar aqui representando nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB), os deputados e toda a rede de apoio da Alece”.

Para a deputada Juliana Lucena (PT), procuradora Especial da Mulher da Alece, realizar a Marcha em Defesa das Mulheres é motivo de satisfação e orgulho devido à grande adesão dos municípios cearenses e demais entidades parceiras que abraçam a causa e reafirmam o compromisso coletivo em defesa da vida das mulheres.

”É um momento de alegria, de muita felicidade e responsabilidade. Vamos marchar não apenas com os pés, mas com a alma e coração pelas mulheres que lutaram por nós, abriram o caminho com muita dificuldade, e também pelas gerações futuras, para que elas encontrem igualdade e respeito, igualdade, prosperidade. A marcha  é um evento que a cada ano cresce, e ficamos orgulhosas por isso”.

A coordenadora da PEM, Karisia Mara, destacou a emoção e a relevância da 3ª Marcha em Defesa das Mulheres, ressaltando a união de forças entre sociedade, mulheres e homens nessa luta. ”Essa marcha representa não apenas um ato simbólico, mas também o fechamento de um mês intenso, o Agosto Lilás, em que a Procuradoria Especial da Mulher intensificou ações em todo o estado do Ceará. Hoje conseguimos reunir municípios de diferentes regiões, todos unidos por uma só causa, e o sentimento é de gratidão e de dever cumprido, por vermos mulheres e homens juntos nessa causa tão importante”.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Danniel Oliveira (MDB), ressaltou que o combate à violência contra a mulher começa dentro de casa, com a educação dos filhos, que deve ser baseada na igualdade de gênero. ”Devemos educar os nossos filhos para que eles já nasçam entendendo que todos nós somos iguais, que homens e mulheres têm os mesmos direitos. Espero que essa marcha possa ser reverberada em todos os municípios do estado do Ceará e que os homens participem para dar um basta à violência contra a mulher”.

PARTICIPAÇÃO DE MUNICÍPIOS E ENTIDADES 
A  3ª Marcha em Defesa das Mulheres contou com a caravana da Procuradoria da Mulher de diversos municípios cearenses. Jane Magalhães, procuradora da Mulher do município de Hidrolândia, reforçou a importância de eventos como esse para fortalecer a rede de apoio às mulheres. ”É uma honra participar desse evento representando o nosso município, porque precisamos acabar com todos os tipos de violência contra a mulher. Nos espelhamos na PEM na Alece e hoje oferecemos  um espaço seguro e uma equipe técnica dedicada, que acompanha as vítimas de violência e realiza trabalhos de prevenção e conscientização. A Câmara do nosso município está de portas abertas para atender todas as mulheres hidrolandenses, oferecendo orientação, suporte e acolhimento. O Agosto Lilás simboliza essa causa, mas essa causa é combatida todos os dias”.

Para Andressa Esteves, presidente da Associação Marta, que presta consultoria jurídica e psicológica gratuita para mulheres vítimas de violência, é necessária a união de forças para combater o feminicídio. “A 3ª Marcha em Defesa das Mulheres é de extrema importância, especialmente porque estamos vivendo uma verdadeira epidemia de feminicídios. Ser mulher hoje, infelizmente, ainda é viver com medo. Desde 2019 atuamos na recuperação da autoestima das mulheres e no fortalecimento delas para conseguirem sair de relacionamentos abusivos. Durante a pandemia, conseguimos atender 89 mulheres que estavam presas em casa com seus agressores, garantindo apoio em um momento extremamente delicado. E é uma luta que não pode parar”.

Representando o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Adriana Pedrosa destacou a necessidade de conscientizar a sociedade de que as mulheres precisam ser respeitadas e valorizadas. ”O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense participa desde a primeira edição desta marcha e abraça essa causa no combate à violência contra a mulher. Precisamos trabalhar continuamente contra a violência, que não se manifesta apenas no âmbito social, mas também na política, no trabalho e nas esferas sexual, patrimonial e psicológica. São diversos tipos de violência que sentimos na pele e que não queremos que se repitam. É um momento muito rico, porque  temos aqui vários movimentos e etnias lutando pela mesma causa”.

SERVIÇOS
A 3ª Marcha em Defesa das Mulheres ofertou, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, aferição da pressão arterial e glicemia; divulgação de informações para a população, por meio da Célula de Nutrição, e prática de alongamento, por meio da Célula de Fisioterapia. O evento contou com a entrega de mudas pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

DENUNCIE

Um dos principais focos da campanha Agosto Lilás é também conscientizar a população sobre a importância da denúncia, considerada o primeiro passo para interromper o ciclo de violência. Para denunciar, disque para a Central de Atendimento à Mulher, número 180.

Na Procuradoria Especial da Mulher da Alece, as mulheres vítimas de violência encontram acolhimento e atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogas, advogadas e outros profissionais com treinamento especializado. Os atendimentos podem ser realizados de forma presencial, na sede da PEM, localizada na Avenida Desembargador Moreira, 2.930 – A, ou de forma virtual, por meio do  Zap Delas (85) 99814.0754.

JOGO ALECE 
A programação do Agosto Lilás na Alece será encerrada neste domingo (31/08), com  jogo Alece com Todas Elas,  evento esportivo que reunirá parlamentares, servidores e servidoras, atletas e personalidades do futebol cearense. O encontro será a partir das 8h, na Areninha Paulo Benevides (Rua Aveledo, 132), em Messejana. Participe!