Prefeito Evandro Leitão lança a Guarda Comunitária Escolar de Fortaleza

política

O prefeito Evandro Leitão lançou, nesta segunda-feira (01/09), na sede do Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor), a Guarda Comunitária Escolar (GCE) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), com o emprego de 12 viaturas que reforçarão a segurança nas unidades de ensino municipal, somando-se aos Pelotões das Regionais. Cada viatura ficará vinculada a um território do Pacto Pela Segurança Cidadã, e as equipes são formadas por guardas municipais que concluíram o Curso de Prevenção e Guarda Comunitária (CPGCOM). A iniciativa integra o sistema de segurança do Estado, ampliando o patrulhamento e a prevenção nas escolas, principalmente durante a entrada e saída dos estudantes.

“A criação da Guarda Comunitária Escolar é mais uma ação do nosso plano de reestruturação da segurança municipal. Estamos entregando 12 viaturas, com um efetivo de 72 pessoas que vão atuar diretamente nas unidades de ensino, garantindo mais tranquilidade para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Estamos trabalhando para cuidar da educação e proteger quem vive o dia a dia das nossas escolas. Sabemos que a segurança é um grande desafio, mas seguimos firmes, realizando avanços como nomeação de novos guardas, qualificação do efetivo e o alinhamento com as forças de segurança estaduais e nacionais, para levar cada vez mais proteção à população da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Segundo o titular da Sesec, Cel Márcio Oliveira, a Guarda Comunitária Escolar se destaca pela abordagem sensível e especializada. “Com viaturas distribuídas em todas as regionais e um efetivo capacitado no curso de Prevenção e Guarda Comunitária, ampliamos a capacidade operativa e qualificamos a abordagem no entorno e dentro das escolas. A Guarda Comunitária Escolar atuará com mais proximimidade das comunidades, criando vínculos com alunos, professores e famílias, garantindo mais segurança e um cuidado ainda maior com o ambiente escolar.”

A Guarda Comunitária Escolar atua em parceria com a Célula de Segurança Escolar da Secretaria Municipal de Educação, realizando rondas diárias e patrulhamento ostensivo, especialmente no entorno de escolas municipais que necessitem de maior atenção da segurança. Entre as ações implementadas estão a presença de guardas na entrada e saída de alunos, a participação em reuniões de pais e mestres e o monitoramento contínuo das escolas em seu entorno, por meio de câmeras e sistemas de segurança que integram o videomonitoramento de Fortaleza. As viaturas da frota, modelo Duster, seguem a identidade visual da Inspetoria, com adesivação em tons de azul royal e brasão específico.

De acordo com a diretora-geral da GMF, inspetora Cristiane Fernandes, a criação da Guarda Comunitária Escolar configura um avanço significativo na proteção do ambiente escolar. “Antes, contávamos com 24 guardas e quatro viaturas para atender ao entorno das escolas. Ampliamos o efetivo para 72 servidores, e a frota, para 12 veículos. Todos os agentes passaram por capacitação com foco em mediação de conflitos, abordagem comunitária e uso diferenciado da força. Esse preparo garante que estejamos ainda mais próximos da comunidade escolar, assegurando que nossas crianças possam usufruir do direito à educação com tranquilidade e segurança.”

O lançamento da Guarda Comunitária Escolar reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza, que, em integração com as demais forças de segurança do Governo do Estado, amplia a prevenção, proteção e segurança da comunidade escolar na capital.