Prefeitura de Fortaleza abre inscrições para a 3ª edição do ForClima, com foco no Plano de Ação Climática da cidade

política

A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas para a terceira edição de 2025 do Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (ForClima), que será realizada na próxima segunda-feira (8/9), a partir das 13h30, no auditório da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário on-line ou, presencialmente, no dia do evento.

Formulário de inscrição do ForClima

Nesta edição, o ForClima traz o tema Construindo Propostas para a Ação Climática em Fortaleza. A oficina terá como foco sistematizar as propostas levantadas em encontros anteriores realizados ao longo do ano — como oficinas participativas e reuniões consultivas — que discutiram as mudanças climáticas. A realização dessas atividades pela Seuma garante a participação direta da sociedade civil, de grupos ambientais e de autoridades ligadas à causa ambiental na construção de políticas públicas municipais voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e à preservação ambiental.

Para o encontro da próxima segunda-feira (8/9), foram definidos cinco eixos temáticos principais:

– Mobilidade Sustentável
– Energia Limpa e Eficiência Energética
– Gestão de Resíduos e Esgotamento Sanitário
– Áreas verdes, Infraestrutura e Capacidade Adaptativa
– Governança, Financiamento Climático e Economia Verde

Após a apresentação dos temas, os participantes serão divididos em grupos temáticos, com tempo determinado para debater cada assunto. A dinâmica prevê um rodízio entre os grupos, permitindo que todos possam contribuir com todos os eixos.
As ideias apresentadas, alinhadas aos eixos temáticos, serão analisadas para subsidiar a revisão do Plano de Ação Climática (Plac) de Fortaleza.

Fórum consultivo

Instituído por decreto em 2015, o ForClima teve suas discussões retomadas no início de 2025, com temas como Tecnologias Ambientais, e a construção da primeira Política Municipal de Mudanças Climáticas — uma iniciativa inédita em Fortaleza — debatidos nas duas edições anteriores deste ano.

O Fórum tem caráter consultivo e funciona como um espaço participativo que reúne representantes do poder público, da academia, do setor empresarial e da sociedade civil, com o objetivo de debater e fortalecer a agenda climática e a resiliência urbana na cidade.

Vinculado à Seuma, o ForClima busca sensibilizar e mobilizar a sociedade e os diversos atores da gestão municipal para o aprimoramento de estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e de baixo carbono.

Plano de Ação Climática

O Plano Local de Ação Climática (Plac) é um documento que estabelece metas e estratégias para a redução das emissões de gases de efeito estufa em Fortaleza. Sua elaboração contou com a participação de instituições, secretarias e grupos sociais, sendo concluída em 2020.

O Plano atual está estruturado com base em três princípios fundamentais: Justiça Climática, Soluções Baseadas na Natureza e Economia Verde.

Serviço
3ª Edição do ForClima 2025
Data: 8/9 (segunda-feira)
Horário: 13h30 às 18h
Local: Auditório da Seuma (Av. Dep. Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras)