O prefeito Evandro Leitão entregou, nesta quinta-feira (4/9), a Academia FortalFit Santa Cecília, no bairro Granja Lisboa, na região do Grande Bom Jardim, a primeira academia ao ar livre do novo projeto FortalFit. A iniciativa reforça a política de descentralização municipal da gestão. Na ocasião, o prefeito também autorizou o início das obras de requalificação da Praça Santa Cecília, que contarão com investimento de R$ 178 mil.
“A entrega da Academia FortalFit Santa Cecília, aqui no Bom Jardim, representa mais um passo importante na descentralização dos investimentos para a população de Fortaleza. É um equipamento que proporciona acesso gratuito e de qualidade à atividade física para quem não tem condições de pagar uma mensalidade. Além disso, estamos avançando com outras ações na região, como a requalificação da praça Santa Cecília, que autorizamos hoje, a reforma do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, e a presença de um pelotão da Guarda Municipal na Regional, para dar mais segurança à população. Tudo isso faz parte do nosso propósito maior, construir uma Fortaleza de todos, mais justa, inclusiva e com mais oportunidades”, declarou o prefeito.
egundo o titular da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), Osmar Baquit, a inauguração da academia na praça Santa Cecília marca o início de uma série de entregas de equipamentos semelhantes. Até o final do ano, Fortaleza contará com mais três academias Fortal Fit em diferentes pontos da cidade.
“A Academia do programa FortalFit é um equipamento moderno, construído com padrão internacional, que não deixa a desejar em relação a nenhuma academia particular. Ela amplia o cuidado com a saúde e o bem-estar da população, mas também deve contribuir para movimentar a economia local, trazendo mais renda para a comunidade”, explicou Baquit.
O coordenador também destacou a obra na praça Santa Cecília. “Além disso, junto com essa entrega, o prefeito está autorizando o serviço para a reforma da Praça, com obras que vão corrigir problemas antigos de alagamento, nivelar o piso e melhorar espaços como a pista de skate, garantindo mais conforto e segurança para todos.”
Com estrutura de última geração, incluindo aparelhos em aço galvanizado, piso emborrachado e áreas cobertas, a Academia FortalFit Santa Cecília segue o modelo das grandes redes privadas, mas com acesso totalmente gratuito para a população. Além da musculação, o espaço vai oferecer aulas coletivas, como zumba, yoga, funcional, GAP e abdominal.
O funcionamento ocorrerá em dois turnos: manhã, das 5h30 às 9h30, e tarde e noite, das 16h às 20h, com agendamento feito pelo aplicativo Mude. Os usuários poderão escolher os horários e contarão com acompanhamento de profissionais de educação física.
O secretário do Esporte e Lazer, Anderson Pinheiro, reforçou o caráter inclusivo do projeto FortalFit. “A implantação da academia aqui na Praça Santa Cecília mostra o compromisso da gestão de trazer saúde, bem-estar e esporte para dentro das comunidades. Esse projeto descentraliza o acesso à prática esportiva gratuita, garantindo que moradores da periferia também tenham oportunidade de usufruir de equipamentos de qualidade, com professores qualificados e preparados. Estamos trabalhando para ampliar os espaços de lazer e atividade física em todas as regiões da cidade.”
De acordo com o secretário da Regional 5, Jovanil Oliveira, a localização da nova academia em um local de fluxo intenso contribui para facilitar o acesso ao esporte. “A praça da igreja Santa Cecília é um importante local de encontro das famílias do grande Bom Jardim. A academia vem ressignificar a praça como um espaço de saúde física e mental, com aparelhos de otima qualidade e uma equipe de instrutores para orientar os usuários, para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida através do esporte, da atividade física”, ressaltou o secretário.
A dona de casa Laís Ferreira estava há três meses sem fazer musculação por não poder pagar a mensalidade de uma academia. Com a FortalFit, ela voltou a se exercitar. “Assim que surgiu a oportunidade, fui logo baixar o aplicativo e fiquei na expectativa de inaugurar para vir no primeiro dia. Eu achei muito bom, até bem melhor do que muitos equipamentos que têm na academia particular, e a orientação do professor também é cuidadosa, ele diz o que é para fazer, ensina e corrige se estiver errado. Já vou agendar minha próxima aula”, celebrou Laís.
Com o hábito de fazer caminhadas na praça Santa Cecília, a porteira Iraci Saraiva se entusiasmou quando soube da implantação da academia, e começou a musculação no dia da entrega.
“É um benefício para o bairro e para a população. A academia é maravilhosa e o instrutor explica tudo direitinho, com muita atenção. Fazer exercício assim não é uma questão de beleza, estética, essas coisas. É a saúde. Eu não tenho nenhum problema e quero continuar fazendo exercícios para continuar bem”, disse.
Reforma da Praça Santa Cecília
Com investimento de R$ 178 mil, às obras de requalificação da Praça Santa Cecília vão incluir pintura, manutenção do playground, reparos nos bancos e no piso, além da recuperação dos alambrados da quadra esportiva e da pista de skate. Com a reforma, o espaço também receberá serviços de poda e melhorias na iluminação, garantindo mais segurança, conforto e lazer para a comunidade.