Referência no ensino público, a Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFor) capacitou mais de 11 mil pessoas somente em seu primeiro ano de funcionamento. Localizada no bairro Praia de Iracema, a ESPFor integra a estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e tem como missão promover o conhecimento e o progresso científico.
Das 11.319 pessoas qualificadas pela Espfor, 9.602 foram capacitadas apenas em 2025, demonstrando o empenho da atual gestão em elevar o padrão de cuidados, prevenção e promoção da saúde de Fortaleza. As formações deste ano ocorreram por meio de cerca de 90 atividades, entre cursos, seminários, oficinas, treinamentos, dentre outros.
De acordo com o coordenador da ESPFor, Danilo Lopes, o primeiro ano foi muito importante para a implementação de mudanças significativas. “Um ano de vida da Escola, imensos desafios que vão desde os estruturais até o funcionamento pleno e a legalização da instituição. Mas o fundamental é que ela alcançou o objetivo de garantir a educação permanente em diversos graus de complexidade”, celebrou.
Danilo reforça ainda que uma grande conquista Escola de Saúde nesta gestão foi a obtenção dos alvarás necessários para a certificação do Conselho Estadual de Educação. “Com a conclusão da integral legalização da Escola, com todos os seus direitos de funcionamento, poderemos ser certificados pelo conselho, um passo gigante para uma instituição de ensino”, pontua.
Em um ano de atividades, a ESPFor adquiriu novos equipamentos e firmou convênios com mais de 30 Instituições de ensino superior e técnico, entre elas a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário Christus (Unichristus) e Faculdade Rodolfo Teófilo.
Entre as principais atividades educativas em 2025, destacam-se:
• Curso de Qualificação para a Abordagem de Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Atenção Primária à Saúde (APS);
• Curso de Saúde Mental nas Relações de Trabalho;
• Trilha de Atualização em Odontologia;
• Formação da Residência em Medicina de Família e Comunidade;
• Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde;
• Residências Médicas em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.