A AfrocultCe, idealizadora do “Projeto Expressões de Raízes, Arte e Patrimônio”, abre inscrições para as oficinas de estamparia: “Ancestralidade Africana, Arte e Empoderamento” para jovens e adultos. A atividade ocorre em parceria com a Secretaria da Juventude de Fortaleza e será realizada em todos os equipamentos da Rede Cuca, de setembro e novembro.
A formação inclui abordagens sobre patrimônio imaterial, a história dos povos africanos, a tradição e o significado dos símbolos Adinkra como linguagens não faladas, além de sessões práticas de técnicas de estamparia.
As oficinas serão realizadas em todas as unidades da Rede Cuca de Fortaleza, com atividades distribuídas nos turnos da manhã e da tarde. O calendário de eventos se estende de setembro a novembro, com início marcado para o Cuca Barra do Ceará na próxima quarta-feira, 17 de setembro.
O “Projeto Expressões de Raízes, Arte e Patrimônio” foi aprovado pelo 4º Edital Patrimônio Vivo e conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), com recursos da política Aldir Blanc.
Inscrições
Estão programadas 10 oficinas gratuitas, com 20 vagas em cada, totalizando 200 vagas. As inacrições são feitas através do formulário de inscrição no link : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9euRBFvM0Srg4GPFRo6nEldFXUijFxkQxsYaqOVFFU_2lmg/viewform) . A atividade é gratuita e voltada para jovens e adultos a partir de 14 anos de idade.
As oficinas serão realizadas em todas as unidades da Rede Cuca de Fortaleza, na biblioteca. Abaixo, a programação completa:
Oficinas de estamparia símbolos adinkras:
17/09: Cuca Barra do Ceará
- Manhã: 8h às 12h
- Tarde: 14h às 18h
24/09: Cuca Pici
- Manhã: 8h às 12h
- Tarde: 14h às 18h
08/10: Cuca Mondubim
- Manhã: 8h às 12h
- Tarde: 14h às 18h
22/10: Cuca José Walter
- Manhã: 8h às 12h
- Tarde: 14h às 18h
11/11 e 14/11: Cuca Jangurussu
- Manhã: 8h às 12h
- Tarde: 14h às 18h
Exposição e sarau
Para o encerramento da vivência formativa, a Afrocult vai realizar uma exposição com um sarau, no dia 19 de novembro. O evento contará com apresentações artísticas, bate-papo e a celebração do Dia da Consciência Negra. O evento será no Teatro do Cuca Jangurussu.
Sobre a Afrocult
A AfrocultCe é a idealizadora do Projeto Expressões de Raízes, Arte e Patrimônio. A plataforma atua como laboratório de Criação e Estudos Culturais na promoção da cultura negra e periférica de Fortaleza, buscando a valorização da ancestralidade e o empoderamento de jovens.