Com o objetivo de atender de forma mais confortável e acessível aos passageiros com deficiência, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) passa a oferecer os serviços da Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social (Diasis) na sede localizada no bairro Passaré. Os usuários passam a contar com estrutura com maior comodidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45. Todos os serviços devem ser agendados previamente pelo site da Etufor.
No novo espaço, os cidadãos podem solicitar os cartões de transporte para os públicos prioritários, como: Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, Cartão da Pessoa Idosa e Cartão de Gratuidade para Pessoa com Deficiência. A solicitação de Bilhete Único para uso no transporte coletivo também pode ser feita na nova sede da Etufor. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza em garantir mais acessibilidade, inclusão social e qualidade no atendimento aos usuários do transporte público.
Para George Dantas, ofertar o atendimento às pessoas com deficiência na sede da Etufor é uma das conquistas da nova gestão que prioriza o melhor acolhimento para os cidadãos. “A intenção é estar perto dos usuários e facilitar o acesso aos seus pedidos principalmente destes cartões que garantem o direito de ir e vir a um público que é prioridade para nossa gestão, as pessoas com deficiência, aparente ou não, bem como as pessoas idosas”, afirma.
O atendimento continua sendo realizado de forma descentralizada com a oferta de serviços em oito espaços, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45: Shopping RioMar Kennedy, Secretaria Regional 8, Casa do Cidadão no Shopping Iguatemi, e nas unidades dos Vapt Vupt nos bairros Antônio Bezerra, Centro (Shopping Central), Messejana, Papicu (RioMar Fortaleza) e Parangaba.
Confira a relação de documentos necessários
Bilhete Único – Comprovante de endereço, RG e CPF. O uso deste cartão é pessoal, intransferível e não tem direito a acompanhante.
Bilhete Único para mobilidade reduzida não-aparente – A pessoa com mobilidade reduzida não-aparente e comprovada restrição de passagem pela catraca do ônibus deverá apresentar documentação para avaliação pela Etufor. Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico, da rede pública ou particular, original e cópias.
Cartão da Pessoa Idosa – Para solicitar o cartão, a pessoa idosa precisa ter mais de 65 anos, deve dirigir-se aos locais de atendimento, munido dos seguintes documentos: RG original, CPF e comprovante de residência. Não tem direito a acompanhante.
Cartão gratuidade para Pessoas com Deficiência – As pessoas com deficiência conquistaram o direito de se locomover gratuitamente nos ônibus da cidade em 2008, desde que atendam aos critérios da Lei nº 0057/2008 e sua regulamentação (Decreto nº 12.540/2009), Lei Ordinária nº 10.668/2018, Lei Complementar nº 416/2024, que beneficia também seus acompanhantes no transporte público de Fortaleza.
Requisitos necessários: ter deficiência (aquela que tem impedimento de longo prazo) de natureza, física, mental, intelectual ou sensorial, com interação com uma ou mais barreiras, residir em Fortaleza; estar fora do mercado formal de trabalho; ser beneficiário(a) do Benefício da Prestação Continuada (BPC); ou estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal; dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo.
Documentação:
1. Se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC): laudo médico padrão emitido por instituição pública ou conveniada com o SUS; Histórico do BPC (retirado no site ou agência do INSS) ou ainda o Demonstrativo de Crédito de Benefício; original e cópia do RG (identidade) e CPF do requerente e, se for o caso, de seu representante legal; original e cópia da Certidão de Nascimento, quando se tratar de criança, que não tenha identidade, seguida do RG e CPF do responsável; original e cópia do comprovante de residência atual (últimos seis meses) do município de Fortaleza, com CEP; duas fotos 3×4 originais e recentes.
2. Se não recebe BPC: laudo médico padrão emitido por instituição pública ou conveniada com o SUS, complementado do exame específico (acuidade visual com correção ou audiometria); declaração emitida pelo CRAS ou Regional que ateste o perfil sócio econômico exigido, estar inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal; ou Dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo); original e cópia do RG (identidade) e CPF do requerente e, se for o caso, de seu representante legal; original e cópia da Certidão de Nascimento, quando se tratar de criança, que não tenha identidade, seguida do RG e CPF do responsável; original e cópia do comprovante de residência atual (últimos seis meses) do município de Fortaleza, com CEP; original e cópia da Carteira de Trabalho (CTPS) para pessoas com idade superior a 16 anos e inferior a 60 anos; CTPS digital (impressa) ou Extrato Previdenciário do CNIS (emitido pelo INSS) e, em caso de afastamento e a CTPS tiver assinada, precisa apresentar declaração de afastamento emitido pela empresa em papel timbrado, o histórico do benefício do INSS; duas fotos 3×4 originais e recentes.
Para solicitar os serviços do Cartão de Gratuidade para pessoas com deficiência, Bilhete Único, bilhete único de mobilidade reduzida não aparente e Cartão da Pessoa Idosa, o agendamento é feito por meio do site Etufor.
Atendimento:
Nova sede Etufor: Av. Juscelino Kubitschek, 5451 – Passaré
Horário de funcionamento: 8h às 16h45