A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), iniciou a instalação de painéis artísticos e temáticos em túneis da capital. A iniciativa, em caráter piloto, tem como objetivo reduzir os danos e custos de manutenção ocasionados pelas constantes pichações nesses espaços, que passam a contar agora com placas esmaltadas de fácil limpeza. As obras já estão em andamento no Túnel Juraci Vieira de Magalhães, no cruzamento da Av. Padre Antônio Tomás com a Av. Almirante Henrique Sabóia, e devem contemplar outros quatro túneis da cidade.
Além de aumentar a durabilidade das estruturas, o projeto busca valorizar o ambiente urbano, tornando os túneis mais agradáveis esteticamente. As artes escolhidas apresentam temas que dialogam com a cultura e a natureza de Fortaleza, reforçando a identidade da cidade.
De acordo com o titular da Seinf, André Daher, o revestimento tradicional, feito em placas cimentícias, encontrava-se bastante deteriorado, o que motivou a busca por uma solução mais duradoura e acessível.
“Quando nós chegamos à gestão, no início do ano, encontramos vários túneis da cidade com as placas cimentícias arrancadas ou danificadas por abalroamento. São placas facilmente danificadas, porque ficam presas em estruturas metálicas frágeis. Isso nos incomodava muito, até porque nesses espaços também se escondiam ilícitos, como objetos furtados e drogas”, explicou.
O secretário destacou ainda que o material foi obtido de forma gratuita, por meio de uma parceria com a Cerbras, empresa de porcelanatos e cerâmicas.
“Importante destacar que conseguimos esse material de forma totalmente gratuita, doado pela empresa Cerbras, nossa parceira. Lançamos o desafio para a empresa, que até então só havia feito mosaicos de até 200 m². Só no túnel Juraci Magalhães/Antônio Tomás, vamos instalar 1.300 m² de painéis, algo inédito para a indústria e também para nós, que estamos conduzindo a execução”, concluiu Daher.
Túneis contemplados nesta etapa do projeto:
Túnel Juraci Vieira de Magalhães, na Av. Padre Antônio Tomás com Av. Almirante Henrique Sabóia;
Túnel Wellington Landim, no cruzamento da Av. Padre Antônio Tomás com Av. Engenheiro Santana Júnior;
Túnel Wagner Barreira, na Av. Via Expressa;
Túnel Demócrito Dummar, na Av. Alberto Craveiro dando acesso ao Castelão;
Túnel do Mondubim, na Av. Wenefrido Melo.