Alece é homenageada em solenidade pelos 190 anos da Assembleia de Minas

política

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi homenageada nesta terça-feira (16/09), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), durante a solenidade comemorativa dos 190 anos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na ocasião, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), recebeu duas distinções: a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, maior honraria concedida pelo parlamento mineiro, e o Medalhão comemorativo dos 190 anos da ALMG, entregue aos presidentes de assembleias legislativas de todo o País como forma de celebrar a história da Casa e reforçar os laços de cooperação entre os legislativos estaduais.

A solenidade reuniu presidentes de nove assembleias legislativas do Brasil que, assim como a Alece, também completam 190 anos de fundação e atividade em 2025.

Em seu discurso, Romeu Aldigueri agradeceu ao presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), pela acolhida e ressaltou o simbolismo da homenagem. “Estamos aqui em Minas Gerais para agradecer ao presidente Tadeu pela recepção. São 190 anos da Assembleia de Minas, assim como a Assembleia do Ceará completou 190 anos. Recebemos a comenda, um grande mérito, uma honra para o Estado do Ceará. E agora a medalha comemorativa aos 190 anos. Quero agradecer e dizer que estou muito feliz, parabenizar a você e a todos os colegas pelo trabalho”, salientou.

Em seguida, Aldigueri destacou a irmandade entre os estados. “Minas é o coração do Brasil e a gente não podia deixar de estar aqui fazendo esse gesto, porque somos todos brasileiros. E aqui, na Casa do Povo Mineiro, nesses 190 anos, passaram todos os grandes projetos que transformaram a vida dos mineiros e continuarão passando por aqui. Então, parabéns, Tadeu, por esse grande trabalho”, disse.

Para o presidente da Alece, as homenagens representam não apenas o reconhecimento ao trabalho realizado no Ceará, mas também a valorização do diálogo entre os parlamentos estaduais. “Esse gesto fortalece a democracia e aproxima ainda mais os legislativos da população”, afirmou.

SOBRE A COMENDA

Instituída em 1982, a Ordem do Mérito Legislativo reconhece personalidades e instituições que se destacam pelos serviços prestados à sociedade e à cidadania. A cerimônia contou ainda com apresentações culturais, homenagens a ex-presidentes da ALMG e pronunciamentos de autoridades, como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, e o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite.