O prefeito Evandro Leitão autorizou, nesta quarta-feira (17/09), o início das obras de reforma da Praça dos Encontros, conhecida como Praça da Coelce, no bairro Vila Peri. O espaço será totalmente revitalizado e contará com novos equipamentos de lazer e convivência para a população.
Articulada pela Secretaria Regional 4, em parceria com a Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), a obra terá duração estimada de seis meses e será a maior intervenção de 2025 no território da Regional 4.
“A Praça da Coelce estava há quase 20 anos sem receber melhorias, e com essa obra ela será completamente requalificada. Queremos que ela volte a ser um ponto de encontro das famílias, um espaço de lazer e prática esportiva. É uma escolha estratégica, dentro da perspectiva de descentralizar os investimentos da Prefeitura e melhorar a qualidade de vida da população da Vila Peri e de toda a região”, ressaltou Evandro.
As obras vão contemplar a reforma geral do espaço, com troca completa do piso, adequações de acessibilidade e melhorias na iluminação. O projeto inclui ainda a construção de uma mini areninha com arquibancada e vestiários, e a requalificação da quadra poliesportiva, além da manutenção do parquinho, da academia e dos mobiliários urbanos. Também haverá instalação de um posto fixo da Guarda Municipal de Fortaleza.
Segundo o titular da Cegor, Osmar Baquit, a intervenção é mais um indicativo do compromisso da gestão de garantir espaços públicos de qualidade para os fortalezenses. “Essa praça tem um logo histórico de abandono do poder público, e ela será praticamente reconstruida. Queremos que ela volte a receber as famílias, os empreendedores, as pessoas praticando esportes e usufruindo de momentos de lazer.”
O secretário da Regional 4, Washington Araruna, destacou que a reforma é uma demanda antiga da comunidade. “Essa obra vai contar com um investimento de mais de R$ dois milhões. É um valor alto, mas proporcional à necessidade do espaço. A última intervenção realizada aqui aconteceu há mais de 20 anos, e a praça está em uma região que precisa muito de espaços públicos, então será uma requalificação com um grande impacto positivo para o bairro”, informou.
Os investimentos destinados à reforma da praça e a instalação da areninha somam aproximadamente R$ 2,04 milhões.
Tradicional espaço de convivência da comunidade, a praça já foi palco de aulas de zumba, cultos, missas e eventos comunitários. Com a revitalização, a expectativa é que o local volte a ser um dos principais pontos de lazer e integração social do bairro.
Morando na comunidade há 38 anos, a costureira Vanilda Gomes está ansiosa para ver a praça revitalizada. “Ela está muito ruim, precisando muito de uma reforma, porque é o espaço que tem para a gente trazer o neto pra brincar, para montar um quiosque para vender alguma coisa, para movimentar a comunidade. O bairro precisa disso. É um lugar muito importante, muito central”, disse.