A Prefeitura de Fortaleza participou, neste sábado (20/9), do Dia C de Cirurgias, de um mutirão de procedimentos que mobilizou profissionais de 17 equipamentos da Rede Municipal de Saúde. Em apenas um dia, foram realizados 526 procedimentos, superando a expectativa inicial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal.
Este foi o primeiro mutirão de cirurgias promovido pela atual gestão. Nas redes sociais, o prefeito Evandro Leitão destacou o impacto da ação para a população.
“No Mutirão do Dia C de Cirurgias, programamos 450 procedimentos e realizamos 526 cirurgias em um único sábado. Foram 17 equipamentos de saúde mobilizados com um só propósito: cuidar da população de Fortaleza. É a prova de que a saúde de Fortaleza está avançando. Essa conquista só foi possível graças à união dos poderes municipal, estadual e federal e ao empenho dos nossos profissionais da saúde”, afirmou.
Os pacientes contemplados fazem parte da Central de Regulação Municipal, responsável por organizar as filas para consultas, exames e cirurgias. A ordem de atendimento considera critérios como a disponibilidade de vagas, a ordem cronológica e a classificação de risco, que avalia a gravidade e a urgência do quadro clínico.
Todos os pacientes do mutirão passaram por consultas pré-cirúrgicas, exames preparatórios e tiveram seus procedimentos previamente agendados.
Aos 70 anos, Lusia de Oliveira Barbosa realizou a sua primeira cirurgia durante o mutirão. Ela aguardava desde 2024 pela retirada de uma exérese de lipoma, mais conhecido como lesão de pele.
“Estou muito feliz de ter sido contemplada para realizar a cirurgia no IJF. Precisava remover uma lesão de pele na região da barriga. Fui chamada há poucos dias e estou na expectativa de ter uma recuperação tranquila”, relatou.
Balanço
O maior volume de procedimentos estava previsto para a Santa Casa de Misericórdia, com cirurgias nas áreas de clínica geral, dermatologia, urologia e oftalmologia. A unidade está sob responsabilidade da Prefeitura desde julho de 2025, quando foi realizada uma intervenção administrativa para reestruturar e reabrir leitos no hospital.
O IJF também concentrou grande número de atendimentos, incluindo procedimentos de trauma, neurologia, cirurgia geral, bucomaxilofacial, cirurgia plástica e de mão. Maior hospital da Rede Municipal, o IJF conta com mais de 600 leitos e é referência em atendimentos de alta complexidade.
A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, ressaltou a importância do esforço conjunto.
“Estamos unindo forças com o Governo do Estado do Ceará e o Governo Federal para garantir acesso mais rápido e eficiente aos procedimentos cirúrgicos em Fortaleza. Este mutirão representa um avanço na redução das filas do SUS, na otimização dos recursos e na melhoria contínua do atendimento na rede municipal de saúde”, afirmou.