O prefeito Evandro Leitão empossou, nesta quinta-feira (25/9), 331 novos servidores da Saúde municipal. Os profissionais irão integrar o quadro efetivo de postos de saúde, hospitais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Foram convocadas 11 categorias: médicos, auxiliares de farmácia, auxiliares em saúde bucal, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, motoristas socorristas, técnicos de laboratório de análises clínicas, técnicos de enfermagem, técnicos em imobilização ortopédica e técnicos em radiologia.
Com a posse, que ocorreu na Estação das Artes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) busca restabelecer diversos serviços e ampliar a oferta, alcançando mais de 19 mil atendimentos mensais pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, três mil atendimentos mensais pelas equipes de Saúde Bucal e 50 atendimentos diários pelo Samu.
Os novos servidores foram aprovados em concurso da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor). Segundo o prefeito Evandro Leitão, a iniciativa integra o programa municipal Saúde que Cuida, que faz parte do Plano Fortaleza Inclusiva e prevê a convocação de mais de mil servidores concursados e contratados para a rede municipal.
“São concursos antigos. No mês passado, já chamamos quase 200 novos servidores para a Raps (Rede de Atenção Psicossocial) e, agora, mais de 300 para a saúde. Teremos também mais de 80 profissionais para o IJF e ampliaremos a rede contratualizada. Tudo isso para fortalecer nossa rede e garantir que a saúde de Fortaleza ofereça serviços de qualidade”, afirmou o prefeito.
O prefeito destacou ainda outros investimentos, como a reabertura de leitos e a reforma de unidades. “Estamos reformando diversos equipamentos: UPAs, Caps, hospitais e postos de saúde. Na Santa Casa, por exemplo, reabrimos 120 leitos e, no último sábado, realizamos um mutirão em parceria com os governos Federal e Estadual, no qual foram feitas 526 cirurgias”, acrescentou.
A secretária da Saúde, Riane Azevedo, ressaltou que os novos servidores devem ser lotados, prioritariamente, na atenção básica.
“Todos os profissionais empossados hoje irão reforçar os postos de saúde, pois há necessidade de recompor equipes. Temos equipes desfalcadas e também queremos formar novas equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Tudo para reduzir o tempo de espera, ampliar o acesso e melhorar nossos indicadores”, explicou.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Leo Couto, comemorou a parceria entre Executivo e Legislativo.
“A gente precisa dar segurança e condições para que os servidores consigam prestar um serviço melhor à população. A Câmara também participou desse processo, não só na reforma administrativa, mas também na aprovação de emendas que possibilitaram a posse dos 331 novos profissionais”, destacou.
Novos servidores
Thiago Micael, aprovado para motorista socorrista, afirmou que a conquista é a realização de um sonho, após mais de dez anos atuando na área.
“A aprovação foi muito gratificante. A caminhada dos estudos é difícil, mas a gente sempre busca alcançar a aprovação para se tornar servidor e ter esses benefícios. Agora, com essa conquista, buscamos realizar nosso trabalho com excelência e mostrar que somos capazes”, disse.
“Agora me sinto realizado. Sempre quis ingressar no Samu. Já estou há dez anos na área e só faltava alcançar esse nível. Com essa aprovação, esse sonho se tornou realidade”, concluiu.
Adriana Soares, técnica em imobilização, também comemorou a posse. Esse foi o primeiro concurso público que prestou e no qual conseguiu aprovação. “Foi uma verdadeira batalha. Estudei dia e noite para me tornar servidora pública. Passamos pela incerteza de quando seríamos chamados, mas hoje a posse chegou e é uma grande conquista”, contou.
Já Sabrina Medino, médica formada pelo ProUni e ex-participante do programa Mais Médicos, celebrou a oportunidade de assumir o cargo em Fortaleza.
“Eu atuava pelo Mais Médicos em outro município e surgiu a chance de fazer o concurso da Fagifor. Aproveitei a disponibilidade que tinha para me dedicar aos estudos, graças a Deus deu certo. Hoje estou muito feliz por assumir como médica do município de Fortaleza”, concluiu.