A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta quarta-feira (1º/10), no Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Programa Fortaleza para Todas as Idades, voltado para a proteção e o cuidado integral da população idosa. A iniciativa integra o Plano Fortaleza Inclusiva, que reúne, em oito programas, estratégias para garantir direitos e ampliar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento contou com a participação da vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar, e da primeira-dama e presidente do Comitê de Governança do Plano, Cristiane Leitão.
Durante a solenidade, foi assinada a portaria que autoriza o uso das Areninhas de Fortaleza, das 6h às 8h da manhã, para atividades físicas voltadas, preferencialmente, às pessoas idosas. A medida amplia o acesso a espaços esportivos de bairro e incentiva a prática regular de exercícios em ambientes seguros e próximos da comunidade.
Segundo a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar, as ações de incentivo ao esporte integram um conjunto de estratégias da gestão para tornar a cidade mais inclusiva e promover a melhoria da qualidade de vida da população.
“Com a assinatura da portaria, as 144 Areninhas passam a estar dedicadas, todas as manhãs, às pessoas idosas de Fortaleza. É uma iniciativa que reforça o compromisso da gestão com o envelhecimento ativo e saudável. Queremos garantir que cada idoso tenha acesso a espaços de esporte, lazer e convivência, promovendo mais saúde, qualidade de vida e inclusão social”, afirmou a vice-prefeita.
Como marco inicial, a Cidade da Criança recebeu a primeira sessão de atividades físicas para pessoas idosas, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará, com aulas de alongamento, ginástica e orientações de saúde.
Durante o evento, a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, destacou a importância da promoção do bem-estar das pessoas idosas para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
“Ampliar o acesso das pessoas idosas à atividades físicas, culturais e de lazer é essencial para termos uma cidade mais inclusiva e com mais qualidade de vida. Hoje, nós estamos abrindo as portas da Cidade da Criança para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa com uma programação especial. Além de proporcionar momentos leves e divertidos, é uma forma de promover a integração entre gerações e valorizar a memória, porque muitos dos idosos que estão aqui hoje frequentaram esse espaço quando eram crianças”, ressaltou a primeira-dama.
Qualidade de vida
Sueli Ferreira da Paz, 70, faz atividade física diariamente pela manhã e comemorou as medidas de ampliação do acesso. “Eu fico muito feliz. O exercício mudou a minha vida para melhor, e é muito bom saber que mais gente vai poder viver isso. É maravilhoso”, avalia.
Praticando atividade física regularmente há, aproximadamente, dez anos, Maria José de Mesquita também reforçou os impactos dos exercícios na qualidade de vida. “Eu não sinto dor de coluna, dor nas pernas, cansaço, nada. Para mim, mudou tudo. Ainda saio para trabalhar alguns dias. É muito bom porque é uma coisa que tem para melhorar sua condição de vida, melhorar sua saúde. Todas as pessoas deveriam fazer exercício, principalmente os idosos, e, agora, com essas atividades em todas as areninhas, vai ficar mais fácil.”