A Prefeitura de Fortaleza foi selecionada em mais um edital de promoção de desenvolvimento urbano aliado à natureza. Com o projeto Corredores Verdes, que prevê a implantação de um corredor verde conectando importantes vias da cidade ao Parque Rachel de Queiroz, Fortaleza foi uma das 29 cidades selecionadas pela Incubadora de Projetos Solução Natureza. A iniciativa é da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a C40 Cities, e tem foco em acelerar projetos que propõem soluções sustentáveis.
Nesta segunda-feira (13/10), ocorreu a primeira reunião entre a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), órgão responsável pelo projeto, e o grupo técnico especializado que oferecerá suporte técnico gratuito para o avanço da proposta. Em novembro, o projeto será apresentado a investidores de alto nível no C40 World Mayors Summit, conferência sobre ação climática que, este ano, ocorre no Rio de Janeiro, reunindo prefeitos e prefeitas das maiores cidades do mundo, além de líderes empresariais, filantropos, ativistas, jovens líderes e cientistas.
Ao todo, 11 estados foram selecionados pela Incubadora, sendo três deles do Nordeste: Ceará, Bahia e Maranhão. Entre as cidades cearenses, Fortaleza aparece ao lado de Itapipoca e Sobral.
O que é o projeto Corredores Verdes?
Desenvolvido pela Seuma, o projeto Corredores Verdes prevê, inicialmente, a conexão das avenidas Leste Oeste, José Jatahy e Sargento Hermínio ao Parque Rachel de Queiroz. Com a conquista do edital, o projeto vai passar pelo crivo de especialistas técnicos ligados à C40 Cities. A finalidade da iniciativa é tornar o projeto selecionado apto a captar financiamento para custear a execução. A partir disso, a Prefeitura pretende, posteriormente, abranger a proposta para outros pontos da cidade.
“A Seuma está trabalhando para obter financiamento para a execução desse projeto, que quer trazer para Fortaleza a conexão dos espaços verdes com a malha urbana, proporcionando um bem-estar maior para o cidadão circular pela cidade, seja a pé, de bicicleta ou por outros meios de transporte. Nossa ideia é tornar a cidade cada vez mais agradável de viver, promovendo não só mais paisagens verdes, mas também integrando isso a ideias sustentáveis de urbanização, para diminuir os impactos das mudanças climáticas no nosso dia a dia”, enfatizou o titular da Seuma, João Vicente.
Em setembro, o projeto Corredores Verdes também foi selecionado para participar da iniciativa Acelerador de Soluções para o Calor Urbano. O edital foi promovido pelo instituto de pesquisa WRI Brasil, e também tem o intuito de aprimorar propostas e torná-las viáveis para captação de recursos.
Até o primeiro semestre de 2026, a Seuma participará de workshops virtuais ou presenciais de capacitação, previstos pela Incubadora de Projetos Solução Natureza. Além da C40 Cities, a Incubadora conta com apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Aliança Bioconexão Urbana.
Soluções Baseadas na Natureza
Os projetos alinhados ao conceito de Soluções Baseadas na Natureza visam minimizar riscos climáticos, como inundações, deslizamentos e elevação das temperaturas, enquanto proporcionam benefícios ecossistêmicos mais amplos, como a restauração de ecossistemas, o estímulo à biodiversidade e a melhoria da qualidade do ar e da água.