Prefeitura inaugura novo Centro de Imagem na Santa Casa com 100% dos exames gratuitos

política

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta sexta-feira (17/10), o novo Centro de Imagem da Santa Casa de Misericórdia, localizada no Centro. O espaço conta com um tomógrafo recém-adquirido, além de um mamógrafo, um aparelho de densitometria óssea, um equipamento de raio-X e três aparelhos de ultrassom.

O prefeito Evandro Leitão destacou que a ação integra o processo de reestruturação do hospital. Ele ressaltou que, a partir de agora, todos os exames de imagem da Santa Casa serão gratuitos e realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente integrados à regulação municipal, diferentemente do modelo anterior, em que eram pagos.

“Nós estamos resgatando os serviços da Santa Casa. Reabrimos 163 leitos que estavam completamente fechados. Estamos com toda uma equipe aqui dentro trabalhando. E agora, com o Centro de Imagem, temos mais um avanço: 100% dos exames gratuitos pelo Sistema Único de Saúde. A meta é realizarmos cerca de 4 mil exames por mês”, afirmou o prefeito.

O novo Centro de Imagem reúne equipamentos modernos e amplia o acesso da população a exames de alta precisão e com diagnóstico mais rápido. O incremento também aumenta a capacidade mensal de realização de exames e reduz o tempo de espera para diagnósticos por imagem.

A secretária municipal da Saúde (SMS), Riane Azevedo, também ressaltou que o serviço gratuito é uma novidade na Santa Casa.

“Esse novo serviço de imagem é mais um ‘plus’ que estamos implantando, pois antes funcionava de forma privada. Muitas vezes, os exames eram realizados mediante pagamento, com valores mais acessíveis, mas ainda assim particulares. Agora, o atendimento é totalmente integrado ao SUS, com todos os profissionais sendo remunerados pelo sistema público. A população não precisa pagar absolutamente nada”, explicou.

A secretária também informou como é realizado o encaminhamento dos exames para o Centro de Imagem da Santa Casa.

“O agendamento dos exames pode ser feito por meio do posto de saúde, quando solicitado durante uma consulta, ou diretamente na Santa Casa, no caso de pacientes que irão realizar cirurgias e necessitam de exames pré-operatórios”, concluiu Riane.