Prefeitura de Fortaleza recebe comitiva alemã em ação de intercâmbio internacional em saúde

política

A Prefeitura de Fortaleza recebeu, neste sábado (18/10), uma comitiva do BG Klinikum Unfallkrankenhaus Berlin (Hospital de Trauma de Berlim), da Alemanha. A visita segue até o dia 21 de outubro e integra uma iniciativa de intercâmbio técnico-científico internacional, voltada à troca de experiências e ao desenvolvimento de parcerias estratégicas que contribuam para a qualificação do cuidado ao paciente.

Durante os dias de visita, a delegação alemã conhecerá unidades de referência da rede municipal, com foco em áreas como atenção hospitalar, urgência e emergência, infraestrutura, formação de profissionais, adoção de novas tecnologias e incentivo à pesquisa em saúde.

O secretário de Relações Internacionais de Fortaleza, João Bosco Monte, celebrou a visita da comitiva e destacou o interesse da gestão municipal em ampliar parcerias internacionais.

“Nós estamos muito felizes em receber esta comitiva. Ela vem para entender como nossas experiências podem ser adaptadas ao contexto alemão. Além disso, eles trazem experiências importantes. A Prefeitura de Fortaleza e o prefeito Evandro Leitão já destacaram que nossas boas práticas devem ser divulgadas internacionalmente e que devemos cada vez mais buscar parcerias globais”, afirmou.

De acordo com a secretária da Saúde de Fortaleza (SMS), Riane Azevedo, a ação reforçou o compromisso da gestão com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos.

“Estamos fortalecendo parcerias e desenvolvendo novos projetos que ampliem a eficiência e a qualidade no atendimento à população de Fortaleza. Essa troca de saberes é fundamental para a formação de nossos profissionais e residentes, além de contribuir para a inovação nos serviços da rede municipal de saúde”, destacou.

A secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia, que recepcionou a comitiva neste sábado, também comemorou a iniciativa.

“Estamos com uma expectativa muito positiva em relação a essa troca. É importante para o município não apenas demonstrar nossas boas práticas, mas também absorver experiências de outros contextos, para que possamos oferecer a melhor saúde à população de Fortaleza”, afirmou.

Serão visitados a UPA do Cristo Redentor, o Hospital Maria José Barros de Oliveira, o Hospital Maternidade Zilda Arns, o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Posto de Saúde Frei Tito.

Composição da comitiva alemã:

Sinan Bakir – Coordenador do projeto PRACTICE, docente da Universidade de Greifswald, pediatra e médico-chefe
Jakob Olbrich – Coordenador médico do Centro de Simulação Realística do Hospital de Trauma de Berlim (UKB)
Kristina Zappel – Pesquisadora do Instituto Robert Koch (RKI)
Janna Schwab – Médica especialista em medicina tático-militar e traumatologia, UKB
Ícaro Tavares Latado – Médico anestesista do UKB, responsável pela área de prevenção do projeto PRACTICE
Alexander Jünemann – Coordenador de Enfermagem do Centro de Simulação Realística do UKB
Uwe Weibrecht – Coordenador do projeto PRACTICE no Brasil e presidente da Associação ProBrasil Nordeste