A Prefeitura de Fortaleza deu início, na noite desta segunda-feira (20/10), à implantação da primeira Faixa Azul para motocicletas na cidade. A iniciativa começou a ser implementada, em caráter experimental, na Av. Humberto Monte, no trecho compreendido entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul.
A autorização para o projeto foi concedida pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), conforme a Portaria nº 752, publicada no Diário Oficial da União em 1º de outubro. O objetivo da medida é disciplinar o fluxo de veículos, reduzir conflitos no trânsito e tornar os deslocamentos mais eficientes.
Conhecida popularmente como motofaixa, a Faixa Azul é preferencial — e não obrigatória — para motociclistas, conforme previsto na portaria de autorização. Com largura mínima de 1,10 metro e com 1,6 km de extensão, está situada entre as faixas gerais de tráfego na via cuja velocidade máxima é de 50 km/h.
O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Sérgio Costa, destacou a importância da ação como parte de uma política de mobilidade mais inclusiva. “Fortaleza tem buscado soluções inovadoras para contemplar todos os modais de transporte. A motofaixa é uma ação que visa organizar o espaço compatilhado entre motos e automóveis, reduzindo os riscos de conflitos”, reforça.
A escolha da Av. Humberto Monte nesta fase inicial levou em consideração critérios como ocorrência e severidade de sinistros; existência prévia de infraestrutura cicloviária; e condições geométricas adequadas que permitissem manter a seção viária, sem necessidade de alterar o número de faixas ou as permissões de estacionamento existentes.
Durante o período de teste, a AMC acompanhará os efeitos da intervenção, analisando os resultados alcançados, recomendações técnicas e parâmetros que visem aprimorar o uso da sinalização.
Ampliação da medida
Além da Av. Humberto Monte, a Faixa Azul será implantada também na Av. Santos Dumont, com início previsto para o mês de novembro.