Defesa Civil de Fortaleza começa segunda fase do Plano Municipal de Redução de Riscos

política

A Defesa Civil de Fortaleza (DCFor) começa amanhã (27), a segunda fase de campo do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), quando serão visitadas e avaliadas áreas suscetíveis a desastres hidrogeológicos das Regionais 6, 8 e 10.

Com investimento de R$ 700 mil do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, e realizado em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o PMRR vai atualizar o mapeamento das áreas de risco da cidade. Na primeira etapa, em setembro, foram visitadas as Regionais 4, 7 e 9.

O objetivo do PMRR é reunir dados sobre os riscos existentes, como, alagamentos, inundações e deslizamentos, entre outros, além das vulnerabilidades da população e do território, propondo medidas para prevenir ou reduzir os impactos nas comunidades.

Após as visitas das equipes em todas as Regionais, será possível ter um diagnóstico real
e as soluções possíveis em cada situação. Assim, o PMRR permitirá que seja feito um planejamento de políticas públicas mais eficazes e adequadas à realidade das comunidades na prevenção e redução de desastres. Todo o trabalho terá duração de 18 meses.

PMRRs no Brasil

Os PMRRs, elaborados pelo SGB, beneficiarão dez municípios das regiões Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com financiamento de R$ 7,5 milhões da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid).

Além de Fortaleza, Bento Gonçalves (RS), Blumenau (SC), Goiânia (GO), Maceió (AL), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC), Rio do Sul (SC) e Santa Cruz do Sul (RS), também foram contemplados.

A seleção dos municípios considerou a presença de comunidades periféricas, população superior a 100 mil habitantes e os riscos de desastres.