A Prefeitura de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (28/10), representantes da Agência Sueca de Proteção Ambiental, do Instituto de Pesquisa Ambiental e do Instituto de Meteorologia e Hidrologia da Suécia para debater projetos na área ambiental e no manejo de recursos hídricos.
A conversa entre a Prefeitura de Fortaleza e a Suécia começou em março, quando o prefeito Evandro Leitão (PT) visitou a Biokraft Plant, referência mundial na produção de biogás. Na ocasião, foiestabelecido o primeiro diálogo com agentes governamentais e empresas de Estocolmo sobre temas como proteção ambiental, energias renováveis e turismo sustentável.
“O prefeito Evandro Leitão definiu a internacionalização como uma das prioridades da gestão e, por isso, em março de 2025, realizou uma viagem a Estocolmo, onde pôde dialogar com representantes do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil. Agora, ficamos ainda mais satisfeitos com a vinda dos técnicos suecos, que têm ampla experiência no manejo de recursos hídricos, para conhecer de perto as nossas práticas”, declarou João Bosco Monte.
Hugo Pedrosa Latorre, da Agência Sueca de Proteção Ambiental, relembrou o encontro anterior entre as comitivas de Fortaleza e da Suécia, destacando a importância de reforçar o diálogo e a troca de experiências na área ambiental.
“Estamos muito animados com este reencontro, porque já recebemos o prefeito na Suécia, em Estocolmo, no mês de março, assim como o secretário de Relações Internacionais, senhor João Bosco Monte. Falamos e trocamos ideias e possibilidades de parcerias. No mundo de hoje, em que as mudanças climáticas afetam a todos, precisamos ampliar o diálogo sobre manejo da água, dinâmica climática, qualidade do ar e também sobre a coleta e o tratamento de dados ambientais”, declarou.
Durante a reunião, as pastas municipais apresentaram as ações desenvolvidas pelo município na prevenção de riscos e na promoção da sustentabilidade urbana. O coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, tenente-coronel Haroldo Gondim, destacou que parcerias internacionais e a troca de experiências fortalecem a atuação do órgão.
“Diante das mudanças climáticas, eventos extremos são cada vez mais recorrentes, e essa é uma preocupação global. Parcerias como essa fortalecem muito o trabalho de gestão de risco e de desastres. Neste ano, já tivemos investimentos internacionais importantes, como da Bloomberg e da Vital Strategies, que viabilizaram recursos para instalação de estações meteorológicas, além de ecobarreiras em parceria com o Winds for Future”, explicou Gondim.
Alena Bartosova, do Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia, também ressaltou o valor da cooperação técnica e do intercâmbio de informações entre os países.
“Esperamos trocar muitas ideias e experiências sobre o manejo de resíduos entre a Suécia, o Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. Da minha perspectiva, os dados são fundamentais. É muito importante manter observações consistentes do clima atual e do passado, com séries longas e contínuas que nos permitam compreender mudanças e tendências”, afirmou.
Participaram ainda do encontro, representando as instituições suecas: Johan Bogren, Nadya Maslova e Åsa Stenmarck (Agência de Proteção Ambiental); Simone Andersson (Instituto de Pesquisa Ambiental); Alena Bartosova e Conrad Brendel (Instituto Meteorológico e Hidrológico).
O encontro ocorreu na seda da Secretaria de Relações Internacionais de Fortaleza e contou com a participação das pastas municipais da Defesa Civil, da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), além do Instituto de Planejamento e Pesquisa de Fortaleza (Ipplan) e da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor).
